Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR reúne pró-reitorias e setores para levantar opiniões sobre ações durante a pandemia de coronavírus

Diretores de setor, pró-reitores e demais membros da comunidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR) se reuniram nesta sexta-feira (13) para manifestar opiniões sobre a manutenção das atividades acadêmicas e administrativas durante a pandemia do novo coronavírus — que, por recomendação de órgãos internacionais de saúde, desestimula a aglomeração de pessoas. A reunião foi aberta e serviu para perceber a preocupação, hegemônica entre os presentes, de que a situação pede medidas que ajudem a diminuir a circulação do vírus para evitar um quadro pior no futuro para a saúde pública.

“É uma situação nova, com escala inédita, que muda rapidamente”, explicou o professor Emanuel Maltempi de Souza, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFPR, presidente da recém-criada Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Coronavírus da instituição. Segundo o Ministério da Saúde, há 60 casos confirmados no Brasil, dos quais seis no Paraná — sendo cinco em Curitiba. Outros 54 casos estão sendo investigados no Estado.

Diretores de setor, pró-reitores e demais integrantes da comunidade da UFPR opinaram sobre providências a serem tomadas em relação à pandemia de coronavírus. Foto: Marcos Solivan/Sucom-UFPR

Ficou acertado, porém, que a decisão sobre suspensão de atividades das quatro maiores universidades de Curitiba — UFPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Positivo e Pontifícia Universidade Católica (PUC) –, e os termos em que eventualmente ela ocorrerá, será tomada durante uma deliberação fechada marcada para este domingo (15) na UFPR. As opiniões levantadas durante a reunião interna desta sexta serão levadas pela reitoria da UFPR para o debate.

Complexidade

De acordo com o reitor Ricardo Marcelo Fonseca, trata-se de uma “situação delicada”, cuja contribuição das universidades é demandada pela opinião pública. “Hoje de manhã divulgamos uma série de medidas a serem tomadas pela comissão, mas isso não significa que não estejamos avaliando, passo a passo, as condições de cada medida. Sabemos que existe uma grande preocupação da comunidade com as atividades acadêmicas, de pesquisa, de pós-graduação e administrativas dentro da instituição”.

Assista abaixo à fala do reitor da UFPR sobre o assunto:

Durante a reunião, foram levantados o impacto da pandemia sobre diversas frentes de atuação da universidade, como ensino (atividades pedagógicas), pesquisa (manutenção de laboratórios e de pesquisa de monitoramento contínuo), extensão (que inclui atendimento à comunidade), bancas de defesa, bibliotecas, hospital universitário, cursos de línguas, formaturas, restaurantes universitários, ginásios e eventos. A comunidade da UFPR abrange 38,8 mil alunos de graduação e de pós-graduação e quase 6 mil servidores (técnicos e docentes), em seis cidades.

Palotina

Orientada pela comissão da UFPR, a diretoria do Setor Palotina suspendeu as atividades acadêmicas, incluindo atendimento administrativo e ao público, entre esta sexta e a segunda (16), devido ao conhecimento sobre casos suspeitos do novo coronavírus entre membros da comunidade do campus. A ideia é que o setor reavalie a situação na segunda.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus neste link

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...