+ UFPR

UFPR reúne pró-reitorias e setores para levantar opiniões sobre ações durante a pandemia de coronavírus

Superintendência de Comunicação Social     13 de março de 2020 - 18h36

Diretores de setor, pró-reitores e demais membros da comunidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR) se reuniram nesta sexta-feira (13) para manifestar opiniões sobre a manutenção das atividades acadêmicas e administrativas durante a pandemia do novo coronavírus — que, por recomendação de órgãos internacionais de saúde, desestimula a aglomeração de pessoas. A reunião foi aberta e serviu para perceber a preocupação, hegemônica entre os presentes, de que a situação pede medidas que ajudem a diminuir a circulação do vírus para evitar um quadro pior no futuro para a saúde pública.

“É uma situação nova, com escala inédita, que muda rapidamente”, explicou o professor Emanuel Maltempi de Souza, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFPR, presidente da recém-criada Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Coronavírus da instituição. Segundo o Ministério da Saúde, há 60 casos confirmados no Brasil, dos quais seis no Paraná — sendo cinco em Curitiba. Outros 54 casos estão sendo investigados no Estado.

Diretores de setor, pró-reitores e demais integrantes da comunidade da UFPR opinaram sobre providências a serem tomadas em relação à pandemia de coronavírus. Foto: Marcos Solivan/Sucom-UFPR

Ficou acertado, porém, que a decisão sobre suspensão de atividades das quatro maiores universidades de Curitiba — UFPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Positivo e Pontifícia Universidade Católica (PUC) –, e os termos em que eventualmente ela ocorrerá, será tomada durante uma deliberação fechada marcada para este domingo (15) na UFPR. As opiniões levantadas durante a reunião interna desta sexta serão levadas pela reitoria da UFPR para o debate.

Complexidade

De acordo com o reitor Ricardo Marcelo Fonseca, trata-se de uma “situação delicada”, cuja contribuição das universidades é demandada pela opinião pública. “Hoje de manhã divulgamos uma série de medidas a serem tomadas pela comissão, mas isso não significa que não estejamos avaliando, passo a passo, as condições de cada medida. Sabemos que existe uma grande preocupação da comunidade com as atividades acadêmicas, de pesquisa, de pós-graduação e administrativas dentro da instituição”.

Assista abaixo à fala do reitor da UFPR sobre o assunto:

Durante a reunião, foram levantados o impacto da pandemia sobre diversas frentes de atuação da universidade, como ensino (atividades pedagógicas), pesquisa (manutenção de laboratórios e de pesquisa de monitoramento contínuo), extensão (que inclui atendimento à comunidade), bancas de defesa, bibliotecas, hospital universitário, cursos de línguas, formaturas, restaurantes universitários, ginásios e eventos. A comunidade da UFPR abrange 38,8 mil alunos de graduação e de pós-graduação e quase 6 mil servidores (técnicos e docentes), em seis cidades.

Palotina

Orientada pela comissão da UFPR, a diretoria do Setor Palotina suspendeu as atividades acadêmicas, incluindo atendimento administrativo e ao público, entre esta sexta e a segunda (16), devido ao conhecimento sobre casos suspeitos do novo coronavírus entre membros da comunidade do campus. A ideia é que o setor reavalie a situação na segunda.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus neste link