+ UFPR

UFPR repassou mais de R$ 28 milhões em bolsas e auxílios para estudantes em 2021

Aline Nunes     11 de novembro de 2021 - 9h40

A Universidade Federal do Paraná investiu mais de R$ 28 milhões em bolsas e auxílios para estudantes em 2021. O valor considera as bolsas de extensão, de cultura, de iniciação científica, do Sistema de Bibliotecas, de monitoria, do Programa Licenciar, do Capa, de Mobilidade Internacional, de projetos institucionais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), do Auxílio Refeição Emergencial, de complementação dos Auxílios do PROBEM, além de outros programas de assistência e apoio aos estudantes e de bolsas de projetos de pesquisa e convênios.

“A UFPR é uma das poucas universidades públicas brasileiras que não fez nenhum corte nas bolsas destinadas aos estudantes, mesmo com a restrição orçamentária que a cada ano destina menos verba para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Isso é fruto de um trabalho sério de planejamento e de priorização institucional desse eixo da permanência estudantil”, afirmou o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

Bolsas e auxílios

O maior valor se refere aos auxílios assistenciais (PROBEM) do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Por meio dele, a universidade repassou mais de R$ 19 milhões aos estudantes, sendo que R$ 17,722 milhões foram oriundos do orçamento do PNAES e o restante, um montante de R$ 1.315 milhão, de recursos próprios da UFPR. O PROBEM/PNAES apoia a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior. O programa pertence ao Ministério da Educação, mas as ações são executadas pelas instituições de ensino.

A UFPR destinou R$ 1,894 milhão em Auxílio Refeição Emergencial para os estudantes. O benefício foi criado para atender os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e garantir a segurança alimentar durante a pandemia e o fechamento dos Restaurantes Universitários. Alunos e alunas atendidos pelos programas PROBEM, Bolsa MEC e/ou PROMISAES puderam solicitar o auxílio, que começou a ser ofertado em março de 2020. Em maio de 2021, por exemplo, 592 estudantes recebiam o valor de R$250. Em setembro houve um acréscimo do número de auxílios, passando a atender 1050 estudantes, com o valor de R$ 250,00 e R$ 300,00, de acordo com a situação de vulnerabilidade.

A universidade investiu R$ 3,123 milhões em bolsas de iniciação científica, extensão e cultura. Para o programa de monitoria foi destinado R$ 1,728 milhão e o Programa Licenciar, que apoia ações de melhorias nas Licenciaturas, recebeu R$ 320 mil.

O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa), projeto ligado à Agência UFPR Internacional focado na escrita e revisão de textos acadêmicos, recebeu R$ 154,3 mil em bolsas. As bolsas de apoio ao Sistema de Biblioteca somaram R$ 131,7 mil e as de Mobilidade Internacional R$330 mil. Os projetos institucionais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura tiveram R$ 72 mil em bolsas. As bolsas de projetos de pesquisa e de convênios receberam R$ 1,491 milhão.

Conheça mais sobre as ações da UFPR em apoio aos estudantes durante a pandemia.

Crédito da foto de capa: Marcos Solivan/Sucom UFPR