Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

UFPR renova e amplia acordo internacional com a peruana Universidad Nacional Agraria La Molina

Superintendência de Comunicação Social     17 de junho de 2019 - 13h25

A UFPR e a Universidad Nacional Agraria La Molina (Unalm) renovaram, nesta sexta-feira (14), um acordo de cooperação internacional iniciado em 2014, com foco na área de Ciências Florestais, que poderá ser ampliado para outras áreas de conhecimento. O documento que oficializa a renovação do acordo foi assinado em Curitiba pelos reitores Ricardo Marcelo Fonseca, da UFPR, e Enrique Flores Mariazza, da Unalm.

Até este ano, o acordo viabilizou a mobilidade acadêmica entre as duas instituições, com o ingresso de docentes da Unalm no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da UFPR, além de parcerias em pesquisas e eventos acadêmicos. A intenção agora é mapear outras possibilidades de aproximação.

Assinatura do acordo ocorreu nesta sexta (14) em Curitiba; na foto, os reitores Enrique Mariazza, da Unalm; e Ricardo Marcelo Fonseca, da UFPR. Fotos: Rodrigo Remédios/Sucom-UFPR

“Temos todo o interesse em dar continuidade à parceria, pensando em temas estratégicos e que nos interessam, como meio ambiente e biotecnologia, além das ciências florestais”, explica Mariazza. Inaugurada oficialmente em 1902, a Unalm é uma instituição pública e possui oito faculdades, que abrangem Agronomia, Ciências (Biologia, Meteorologia e Engenharia Ambiental), Ciências Florestais, Economia e Planejamento, Indústrias Alimentares, Engenharia Agrícola, Pesca e Zootecnia.

De acordo com o professor André Duarte, da Agência UFPR Internacional (AUI), o novo acordo deve viabilizar uma nova definição dos campos de ensino e de pesquisa em que as duas universidades podem cooperar. “Como já existe um histórico, um contato já estabelecido, as possibilidades de aprofundar o intercâmbio são facilitadas. Dependem apenas dos interesses mútuos”, conta.

Objetivos

O documento prevê, entre seus objetivos, implantar o doutorado em Engenharia Florestal da Unalm, além de uma ampla e mútua cooperação entre o curso de pós-graduação em Engenharia Florestal da UFPR e a Escola de Pós-Graduação da Unalm. A possibilidade de ampliação para outras áreas está na previsão de promoção de intercâmbio de estudantes, professores, pesquisadores e pessoal administrativo.

Na foto: Milo Bozovich, chefe do Departamento de Indústria Florestal da Unalm; André Duarte, da AUI; os reitores Enrique Mariazza, da Unalm, e Ricardo Marcelo, da UFPR; e Jorge Alarcon, vice-reitor acadêmico da Unalm

Também participaram da assinatura do acordo a vice-reitora da UFPR, Graciela de Muniz; e os professores Milo Bozovich, chefe do Departamento de Indústria Florestal, e Jorge Alarcon, vice-reitor acadêmico, ambos da Unalm.

Segundo a vice-reitora, que é docente no Departamento de Engenharia Florestal da UFPR, o fato de o acordo passar a contar com possibilidade de maior abrangência vai ao encontro da meta da transversalidade disciplinar. “Essa é uma questão importante, principalmente na pesquisa”.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR