+ UFPR

UFPR renova e amplia acordo internacional com a peruana Universidad Nacional Agraria La Molina

Superintendência de Comunicação Social     17 de junho de 2019 - 13h25

A UFPR e a Universidad Nacional Agraria La Molina (Unalm) renovaram, nesta sexta-feira (14), um acordo de cooperação internacional iniciado em 2014, com foco na área de Ciências Florestais, que poderá ser ampliado para outras áreas de conhecimento. O documento que oficializa a renovação do acordo foi assinado em Curitiba pelos reitores Ricardo Marcelo Fonseca, da UFPR, e Enrique Flores Mariazza, da Unalm.

Até este ano, o acordo viabilizou a mobilidade acadêmica entre as duas instituições, com o ingresso de docentes da Unalm no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da UFPR, além de parcerias em pesquisas e eventos acadêmicos. A intenção agora é mapear outras possibilidades de aproximação.

Assinatura do acordo ocorreu nesta sexta (14) em Curitiba; na foto, os reitores Enrique Mariazza, da Unalm; e Ricardo Marcelo Fonseca, da UFPR. Fotos: Rodrigo Remédios/Sucom-UFPR

“Temos todo o interesse em dar continuidade à parceria, pensando em temas estratégicos e que nos interessam, como meio ambiente e biotecnologia, além das ciências florestais”, explica Mariazza. Inaugurada oficialmente em 1902, a Unalm é uma instituição pública e possui oito faculdades, que abrangem Agronomia, Ciências (Biologia, Meteorologia e Engenharia Ambiental), Ciências Florestais, Economia e Planejamento, Indústrias Alimentares, Engenharia Agrícola, Pesca e Zootecnia.

De acordo com o professor André Duarte, da Agência UFPR Internacional (AUI), o novo acordo deve viabilizar uma nova definição dos campos de ensino e de pesquisa em que as duas universidades podem cooperar. “Como já existe um histórico, um contato já estabelecido, as possibilidades de aprofundar o intercâmbio são facilitadas. Dependem apenas dos interesses mútuos”, conta.

Objetivos

O documento prevê, entre seus objetivos, implantar o doutorado em Engenharia Florestal da Unalm, além de uma ampla e mútua cooperação entre o curso de pós-graduação em Engenharia Florestal da UFPR e a Escola de Pós-Graduação da Unalm. A possibilidade de ampliação para outras áreas está na previsão de promoção de intercâmbio de estudantes, professores, pesquisadores e pessoal administrativo.

Na foto: Milo Bozovich, chefe do Departamento de Indústria Florestal da Unalm; André Duarte, da AUI; os reitores Enrique Mariazza, da Unalm, e Ricardo Marcelo, da UFPR; e Jorge Alarcon, vice-reitor acadêmico da Unalm

Também participaram da assinatura do acordo a vice-reitora da UFPR, Graciela de Muniz; e os professores Milo Bozovich, chefe do Departamento de Indústria Florestal, e Jorge Alarcon, vice-reitor acadêmico, ambos da Unalm.

Segundo a vice-reitora, que é docente no Departamento de Engenharia Florestal da UFPR, o fato de o acordo passar a contar com possibilidade de maior abrangência vai ao encontro da meta da transversalidade disciplinar. “Essa é uma questão importante, principalmente na pesquisa”.