Ensino e Educação

Últimas notícias...

Histórico de notícias

UFPR regulamenta atividades de ensino na pandemia e aprova calendário acadêmico de 2020

Lais Murakami     8 de abril de 2021 - 20h40

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal do Paraná aprovou, por unanimidade, o calendário do ano letivo de 2020 e, por maioria, a resolução que regulamenta as atividades de ensino no contexto das medidas de enfrentamento da pandemia de covid-19. A sessão extraordinária on-line, que começou na tarde do dia 7 de abril, foi interrompida após seis horas de deliberação e retomada hoje (8), para finalização e votação do calendário.

A minuta da resolução levada ao Cepe foi resultado de consultas e diálogos com a comunidade universitária, envolvendo professores, estudantes e técnicos-administrativos. O reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, destacou que a decisão pelo novo ciclo de atividades remotas busca atender a diversidade e heterogeneidade das mais diferentes áreas da instituição e a todos os estudantes, em particular àqueles com vulnerabilidade sócio-econômica. “A UFPR não parou em todos esse período de pandemia. Fizemos ciclos de Ensino Remoto Emergencial (ERE), desde o ano passado, que atenderam mais de 90% dos nossos estudantes de graduação. Nesse novo ciclo que deliberamos, damos um passo adiante fazendo a retomada do calendário”.

Segundo a resolução 22/21-Cepe, as atividades de ensino dos cursos de educação superior, profissional e tecnológica da UFPR poderão ocorrer de forma remota ou híbrida, conforme os níveis de restrição impostos pela pandemia. A liberação ao ensino híbrido ficará condicionada aos comitês de biossegurança.

Com a aprovação do calendário acadêmico de 2020, as atividades serão retomadas a partir do dia 12 de abril, com a oferta de disciplinas. A integralização curricular ficou contemplada na resolução pela garantia nas matrículas ofertadas anteriormente à suspensão do calendário, em março do ano passado, e pela oferta de novas disciplinas.

O período de oferta de novas disciplinas do ano letivo de 2020 será de 12 a 26 de abril. A solicitação de matrículas pelos estudantes, através do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), poderá ser feita de 28 a 29 de abril. O início das aulas do ano letivo de 2020 será no dia 03 de maio. Conforme o calendário acadêmico aprovado, o início do ano letivo de 2021 está previsto para o mês de setembro.

As resoluções 22/21, que regulamenta o retorno das atividades de ensino, e 23/21, que estabelece o calendário acadêmico do ano letivo de 2020, estarão disponíveis em breve na página da Secretaria de Órgãos Colegiados (SOC).

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca fala sobre a retomada do calendário acadêmico 2020

Crédito da foto em destaque: Marcos Solivan