Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

UFPR registra novo recorde de inscritos no vestibular

Jaqueline Carrara     22 de setembro de 2015 - 18h17

Nesta edição, estão inscritos quase 60 mil vestibulandos. FOTOS: Marcos Solivan

Nesta edição, estão inscritos quase 60 mil vestibulandos. FOTOS: Marcos Solivan

Mais uma vez o vestibular da UFPR registra número histórico de inscritos. Nesta edição, são 58.934 candidatos homologados a tentar uma das 4.886 vagas do processo seletivo 2015/2016. No ano passado, o vestibular realizado pela Universidade já havia sido o maior de sua história e o mais concorrido do Paraná, com 57.068 inscritos.

Mas a novidade garantida pela UFPR neste ano – um novo curso de Medicina com foco nos vestibulandos do interior do estado – é uma conquista que os moradores de Toledo e região souberam reconhecer. A abertura da primeira turma da Federal na cidade fez com que 2.305 candidatos se inscrevessem para as 60 vagas ofertadas – o maior número de inscritos entre os campi da UFPR fora da capital.

No total, o atual processo seletivo terá 6.815 vagas disponibilizadas para 2016. Isso porque outras 1.929 oportunidades de ingressar na Universidade serão possíveis pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – que ocorre em janeiro, sob coordenação do Ministério da Educação (MEC). Pelo vestibular próprio, das 4.866 vagas, metade será destinada exclusivamente a candidatos que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública. De acordo com esse sistema de cotas, determinado pelo Governo Federal na Lei 12.711, as vagas destinadas a vestibulandos autodeclarados pretos, pardos e indígenas estarão incluídas dentro dessa reserva.

No ano passado, o vestibular da UFPR já havia sido o maior de sua história e o mais concorrido do Paraná

No ano passado, o vestibular da UFPR já havia sido o maior de sua história e o mais concorrido do Paraná

A relação candidato/vaga será divulgada apenas depois de 16 de outubro, quando os inscritos para o curso de Música já tiverem realizado a prova de habilidade específica (anterior à primeira fase). O resultado desta prova interfere na relação candidato/vaga geral do vestibular, porque esses candidatos têm direito à segunda opção de curso, caso não sejam aprovados.

As provas para concorrer a um dos 119 cursos oferecidos pela UFPR serão realizadas em duas fases: a primeira, em 8 de novembro (prova de Conhecimentos Gerais), e a segunda, em 6 de dezembro (prova de Compreensão e Produção de Textos) e 7 de dezembro (para os cursos que têm provas específicas). Confira aqui o Guia do Candidato com as informações completas sobre o Vestibular 2015/2016.

Leia também:
Número de isentos de taxa no Vestibular UFPR quase quadruplica
Reitoria da UFPR oficializa anúncio de 60 vagas para curso de Medicina em Toledo já no Vestibular de 2015


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR