UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR recebe visita de renomada antropóloga alemã em abril; confira programação

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) e o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), com o apoio da Pró- Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), recebem, entre os dias 10 e 12 de abril, a visita da professora Birgit Meyer, da Universidade de Utrecht (Holanda) – uma das mais renomadas e influentes antropólogas da atualidade. Para a ocasião, estão programadas diversas atividades gratuitas e abertas a toda comunidade.

No dia 11 de abril, às 14h30, a visitante ministrará a aula inaugural do PPGA intitulada “Religião e/como Patrimônio”, que acontece no Anfiteatro 100 do Edifício Dom Pedro I – Campus Reitoria. Na mesma data mais tarde, às 17h, a professora lança o livro “Como as coisas importam: uma abordagem material da religião – textos de Birgit Meyer” – organizado por Emerson Giumbelli, João Rickli e Rodrigo Toniol. A obra traz traduções de textos produzidos pela autora nos últimos dez anos e introduz ao público brasileiro suas ideias sobre religião, mídia e materialidade

No dia 12 de abril, a partir das 10h, está programada uma visita guiada à exposição “Assim vivem os homens” do MAE. O evento, que acontece na Sede Histórica do MAE em Paranaguá, terá ainda a mesa redonda “A presença do religioso nas exposições do acervo de cultura popular do MAE”, da qual participarão a diretora do Museu, Bruna Marina Portela; a professora do PPGA e diretora da Unidade de Cultura Popular do MAE, Liliana Porto; a museóloga do MAE, Ana Luisa de Mello Nascimento; além da professora visitante.

Birgit Meyer

Foto: Ed van Rijswijk (Universidade De Utrecht)

Antropóloga de origem alemã e formação holandesa, atualmente Birgit Meyer é professora titular do Departamento de Filosofia e Estudos Religiosos da Universidade de Utrecht, na Holanda.

Há mais de uma década o trabalho de Birgit Meyer tem sido referência fundamental em língua inglesa nos estudos que relacionam religião, mídia e cultura material. Dedica-se também a questões relacionadas ao patrimônio e à produção audiovisual.

Desde 2007, ela compõe a Academia Real Holandesa de Ciências (Koninklijke Nederlandse Akademie van Wetenschappen). Sua atuação na antropologia e nos estudos de religião inclui permanências e intercâmbios com diversos dos principais centros internacionais deste campo na Alemanha, Noruega e Estados Unidos.

Em 2015, Birgit foi uma das ganhadoras do prestigioso Prêmio Spinoza, concedido anualmente pela Organização Holandesa para a Pesquisa Científica (Nederlandse Organisatie voor Wetenschappelijk Onderzoek) a quatro cientistas de destaque atuantes em universidades e institutos no país. Sua área de estudos manteve-se, ao longo da carreira, ligada à antropologia da religião e seu campo específico de pesquisa a diferentes aspectos da religiosidade em Gana, na África Ocidental.

Programação

Aula inaugural do PPGA

Data: 11 de abril de 2019

Horário: 14h30

Local: Anfiteatro 100 do Edifício Dom Pedro I – Reitoria

Endereço: Rua General Carneiro, 460, Centro, Curitiba, PR

Lançamento de livro

Livro: “Como as coisas importam: uma abordagem material da religião – textos de Birgit Meyer”

Data: 11 de abril de 2019

Horário: 17h

Local: Capela do Edifício Dom Pedro I – Reitoria

Endereço: Rua General Carneiro, 460, Centro, Curitiba, PR

Visita guiada MAE

Exposição: “Assim vivem os homens”

Mesa Redonda: “A presença do religioso nas exposições do acervo de cultura popular do MAE”

Data: 12 de abril de 2019

Horário: 10h

Local: Sede Histórica do Museu de Arqueologia e Etnologia

Endereço: Rua XV de novembro, 575, Paranaguá, Paraná

Sugestões

Nuvem UFPR tem novo projeto de extensão em andamento; saiba mais 
O  Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Paraná...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Projeto de Extensão das Promotoras Legais Populares recebe inscrições para o curso extensionistas
Estão abertas as inscrições para extensionistas – turma 2024, no Projeto de Extensão das Promotoras...
Projeto de extensão realizará ação de páscoa na Comunidade Jardim Independência
O projeto de extensão universitária  Horto Agroflorestal Sabores e Saberes  e o projeto ...