Ciência e Tecnologia

UFPR sedia Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

Simone Meirelles     13 de novembro de 2012 - 11h00

Aproximadamente 300 gestores de universidades do Brasil, Europa e Américas estarão reunidos em Curitiba de  28 a 30 de novembro para o IV Seminário Internacional e V Assembleia Geral  do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB).  Com o tema central “A Universidade na Ordem Mundial Contemporânea” , o evento visa a cooperação internacional entre as universidades participantes.  As atividades serão realizadas no auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, no campus Jardim Botânico.

A conferência de abertura, às 19 horas do dia 28, terá como palestrante Maria Levens, diretora do Departamento de Desenvolvimento Humano, Educação e Cultura da Organização dos Estados Americanos (EUA), abordando o tema central do evento. Nos dias seguintes, seis simpósios reunirão grupos de trabalho em torno de cooperações internacionais e desafios institucionais. São eles: “Cooperação Universitária Brasil – Colômbia – Encontro de Reitores e Autoridades Brasileiras e Colombianas”, “Ambiente Normativo Universitário: as Instituições de Ensino Superior e os Desafios Mundiais”, “Cooperação Universitária Luso-Brasileira – Encontro de Reitores Brasil-Portugal” e “Cooperação Universitária – Região Andina e Brasil – Caribe e Brasil”, “Cooperação Universitária Brasil – América do Norte” e “Cooperação Universitária Brasil-Europa”.

Instituição de vanguarda no debate sobre a internacionalização da Educação Superior, o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras tem como missão promover a integração interinstitucional e internacional de suas associadas, mediante programas que envolvem docentes, discentes e técnicos, contribuindo para o processo de internacionalização da rede universitária nacional . Nesse sentido, o GCUB mantém vínculos de intercâmbio científico, pedagógico e cultural com organizações internacionais e com redes de universidades de diferentes continentes. Universidades de todas as regiões brasileiras compõem o conjunto de 52 instituições que formam o GCUB, somando mais de um milhão de alunos de graduação.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis  no site www.grupocoimbrasil.org.br. Na UFPR, a organização é da Assessoria de Relações Internacionais, fone (41) 3360-5146.