Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR recebe prêmio nacional de boas práticas por projeto que busca consolidar a cultura da ética

O trabalho desenvolvido pela UFPR para consolidar a cultura da ética na instituição foi reconhecido esta semana com o Prêmio Boas Práticas na Gestão da Ética, concedido pela Comissão de Ética Pública do governo federal.  A UFPR é a única universidade entre os quatro entes públicos premiados. Entregue ao reitor Ricardo Marcelo Fonseca em cerimônia em Brasília na quarta-feira (1/12), a premiação atesta mais uma vez o avanço da UFPR na qualidade da gestão. Em setembro, ranking divulgado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) indicou que nos últimos quatro anos a universidade subiu cem posições no Índice Geral de Gestão e Governança.

Da direita para esquerda: Prof. André Ramos Tavares (USP) e ex-presidente da comissão de ética da presidência da república; Presidente da Comissão de Ética da UFPR, Marco Aurélio Serau Júnior, professor do curso de Direito; Mariana Covre, advogada (OAB/ES); Ricardo Marcelo Fonseca, Reitor da UFPR; Conselheiro da Comissão de Ética da Presidência da República, Edson de Sá Teles. Foto: Reprodução/Youtube

O projeto premiado pela Comissão de Ética Pública é o “Vivenciando Ética na UFPR”, que executa uma série de estratégias de comunicação para promover reflexões sobre o tema na comunidade interna. Parte do Programa de Integridade da UFPR, o projeto é liderado pela professora Silvana Carbonera, do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT), e executado pela Comissão de Ética da universidade, da qual ela é integrante, com o apoio da Superintendência de Comunicação. Formalizado este ano, o projeto dá sequência a ações iniciadas em 2018 e 2019, quando foi aprovado o Código de Ética próprio da UFPR.

“A ideia é que o Código de Ética seja entendido não apenas pela perspectiva disciplinar e punitiva, mas como um conjunto de princípios e condutas que devem ser incorporados à prática de cada agente público”, afirma o presidente da Comissão de Ética, Marco Aurélio Serau Júnior, professor do curso de Direito, que também participou da cerimônia de premiação, realizada durante o XXII Seminário Ética na Gestão.

O projeto “Vivenciando Ética na UFPR” utiliza diferentes recursos para divulgar o Código de Ética e estimular professores e servidores técnico-administrativos a refletirem sobre o tema. Entre eles, um vídeo institucional e uma campanha interna por e-mail, com mensagens semanais sobre aspectos como espírito de colaboração e responsabilidade de todos, postura ética e respeito aos valores, transparência e defesa dos interesses dos cidadãos, respeito ao cidadão e à diversidade cultural, assiduidade e independência profissional e respeito ao patrimônio público.

A campanha buscou incentivar o engajamento dos agentes públicos para a assinatura do Termo de Compromisso Ético, documento que firma o compromisso individual com uma vivência ética cotidiana no ambiente universitário, além de contribuir para melhorar os indicadores institucionais relacionados ao tema.

O concurso de Boas Práticas na Gestão da Ética teve 26 práticas inscritas, selecionando quatro premiados, em duas categorias. Na Categoria A (Administração Direta, universidades federais e institutos federais de ensino), foram premiados a a UFPR e a Secretaria Especial da Receita Federal. Na Categoria B (empresas estatais, autarquias e fundações públicas federais), os vencedores foram a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás).

Salto na qualidade da gestão

O reitor Ricardo Marcelo destaca o fato de o prêmio reconhecer uma experiência de uma universidade. “As universidades públicas têm uma estrutura administrativa muito peculiar, diferente das demais instituições públicas, e esse prêmio mostra que estamos caminhando muito bem no aspecto da gestão e da ética”.

No caso específico da UFPR, os avanços são demonstrados pelo Índice Geral de Gestão e Governança do TCU. O ranking deste ano, divulgado em setembro, mostra a UFPR como a melhor universidade do sul do país em gestão e governança, a 16ª posição entre todas as universidades federais respondentes e a 21ª na categoria Educação, e subiu mais de cem lugares em quatro anos.

O índice leva em conta mais de 550 pontos relacionados ao trabalho de diversas áreas, como recursos humanos, tecnologia da informação, contratações, orçamento, ética, integridade etc. De acordo com o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, professor Fernando Marinho Mezzadri, a avaliação considera se a instituição desenvolve as políticas internas e implementa corretamente os mecanismos de governança (liderança, estratégia e controles), com transparência, integridade e prestação de contas.

Em 2017, a UFPR estava entre as 120 melhores instituições de ensino. No ano seguinte, avançou para as 90 melhores e agora ficou entre as 20 mais bem avaliadas.

 

Texto: Lorena Aubrift Klenk

 

Sugestões

UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...
UFPR recebe o Selo de Qualidade OAB Recomenda em reconhecimento ao ensino jurídico de excelência
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi agraciada com o prestigioso Selo de Qualidade OAB Recomenda,...
Campus Jandaia do Sul celebra 10 anos com solenidade especial de aniversário
O Campus Avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná – UFPR tem a honra de convidar...
UFPR lamenta o falecimento do filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa
Com pesar, informamos o falecimento do filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa, ocorrido na noite desta...