Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

UFPR recebe premiação por análise crítica que embasou a rejeição ao programa Future-se

Superintendência de Comunicação Social     9 de novembro de 2019 - 16h17

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi premiada pela minuciosa análise crítica das imperfeições jurídicas e conceituais ao Future-se, proposta do Ministério da Educação (MEC) para captação de recursos para os Institutos Federais de Ensino Superior (IFES). A premiação aconteceu no 2º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino (CONFIES), que ocorreu em Brasília. Esta premiação reconhece também a iniciativa da instituição como boa prática de gestão, dando destaque também aos projetos de pesquisas científicas conduzidos pela UFPR.

A vice-reitora da universidade, Graciela Ines Bolzón de Muniz, representou a instituição e recebeu o troféu em reconhecimento ao apoio dado à ciência brasileira. Na quinta-feira (7), ela participou de um debate sobre o Future-se, junto com a reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMF), Sandra Regina Goulart Almeida, em que discutiram a opinião contrária ao projeto do governo sobre as propostas de soluções para a ciência brasileira, com o titular da Secretaria de Educação Superior (SESU) do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior. Estavam também presentes o Secretário Federal de Controle Interno da Controladoria Geral da União (CGU), Antônio Carlos Bezerra Leonel; o deputado Gastão Vieira e o presidente do CONFIES, Fernando Peregrino.

A vice-reitora Graciela Ines Bolzón de Muniz participou de debate sobre o programa Future-se.

O Congresso teve início na última quarta-feira (6) e encerrou na sexta-feira (8). Realizado em Brasília, o evento reúniu reitores e parlamentares com o objetivo de discutir a crise da ciência e o projeto Future-se, anunciado pelo MEC em julho. O CONFIES congrega 96 fundações associadas que movimentam mais de R$ 5 bilhões por ano e gerenciam cerca de 22 mil projetos científicos de mais de 170 universidades públicas e institutos de pesquisa, segundo os últimos dados do MEC.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR