Extensão e Cultura

UFPR recebe grupo de angolanos para curso de Economia Solidária

Simone Meirelles     11 de março de 2019 - 11h03

Palestra realizada em Angola (foto arquivo pessoal)

A UFPR vai receber no final deste mês a visita de oito profissionais angolanos interessados em conhecer mais sobre modelos econômicos sociais.  A visita integra o programa de extensão universitária “Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP” , um programa institucional vinculado diretamente a Coordenação de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. O grupo de visitantes que chega a Curitiba no dia 24 de março é composto por três membros do Ministério do Ambiente de Angola, dois da Rede Ambiental Mayombe (que reúne diversas entidades ligadas ao meio ambiente) e três líderes comunitários. Eles irão participar de um curso que o ITCP vai oferecer sobre Economia Solidária, de 25 de março a 5 de abril.

A cooperação teve início com o convite do governo de Angola para a visita de um profissional da Incubadora Tecnológica, o administrador Sandro Mighel Mendes. Lá ele realizou uma palestra sobre as incubadoras universitárias no primeiro Workshop de Economia Solidária em Angola, promovido pelo Ministério do Ambiente. Mendes visitou várias comunidades locais. Também foi feita uma explanação para técnicos da Agência Nacional de Resíduos Sólidos, uma reunião no Ministério da Pesca, além da participação em um Workshop sobre Áreas Degradadas pela Indústria de Mineração.

Visita a comunidade angolana (foto arquivo pessoal)

Foi assinado um Termo de Cooperação técnica entre a UFPR e a Rede Ambiental Mayombe, de Angola. O objetivo, pelo lado da ITCP, é o desenvolvimento de ações de economia solidária, internacionalização da Extensão, troca de experiências e formação acadêmica. Pelo lado de Angola, estão iniciando a construção de políticas de economia solidaria no país, buscando o desenvolvimento de emprego e renda. Além disso, eles também têm interesse em intercâmbio e cursos de formação em diversas áreas.