Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR recebe comitiva de Instituto Educacional do Japão

Foto: André Filgueira

Uma comitiva do Japão fez uma visita à vice-reitora da Universidade Federal do Paraná, Graciela Inês Bolzón de Muniz, nesta sexta-feira (6). O grupo da província de Okayama integra o Instituto Educacional Kakê, com o qual a UFPR mantém convênio desde 1984.

Os estudantes japoneses Kota Fujimoto, do curso de Matemática; Yasuno Shimizy e Miki Takada, de Medicina Veterinária, vieram acompanhados do professor da área de Educação, Kazunori Massago. Também participaram da visita o coordenador de Políticas Linguísticas e Mobilidade junto à Agência Internacional, Luiz Gardenal, e os acadêmicos do curso de Letras-Japonês da UFPR, Thiago Kanagushiku e Fábio Shimizu, que retornaram de um intercâmbio no Japão há poucos dias.

A vice-reitora Graciela deu as boas-vindas ao grupo e desejou um ótimo programa aos estudantes. A comitiva japonesa agradeceu a relação de grande data e a recepção da UFPR.

Foto: André Filgueira

De acordo com o professor Gardenal, o programa dura cerca de 15 dias e funciona com um teste para os estudantes conhecerem a cidade e a instituição antes de optarem pela realização de um intercâmbio mais longo. “Durante esses mais de 30 anos, realizamos esse intercâmbio acadêmico e cultural entre os dois países. Pelo convênio, enviamos alunos nossos para o Japão e recebemos um grupo de lá anualmente. As visitas são adequadas às áreas de especialidades dos visitantes”, afirma. “Curitiba tem sido um local bem atrativo e, após o programa, muitos retornam para o desenvolvimento do estágio”.

Durante o programa deste ano, o grupo visitará parte das instalações da UFPR, como departamentos, Hospital Veterinário e Fazenda Experimental.

O Instituto Kakê engloba várias universidades e colégios técnicos em todo o Japão, com destaque para a área de tecnologia. Uma das propostas do convênio é aprofundar a relação na área de Medicina Veterinária.

Sugestões

Pesquisadores da UFPR e demais universidades brasileiras lançam pesquisa nacional
Os temas abordados na pesquisa são: direitos sexuais e reprodutivos durante a pandemia Com o financiamento...
Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 se encerra neste domingo (31)
Os servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...