Extensão e Cultura

UFPR realiza XIII Semana de Antropologia e Arqueologia

Simone Meirelles     12 de novembro de 2021 - 17h19

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Paraná realiza a XIII Semana de Antropologia e Arqueologia. O evento acontece de 16 a 19 de novembro, de forma online.  Nesta edição virtual, a proposta da Semana reflete sobre “Olhares em um Momento de Crise”. O tema se assemelha ao contexto excepcional que enfrentamos no Brasil, ao qual a Antropologia tem oferecido contribuições importantes.

A Semana é uma realização do corpo discente do PPGAA. Desde 2008, seu objetivo é debater com a comunidade diferentes perspectivas sobre o fazer antropológico, além de dar visibilidade a contextos específicos e gerais da atuação de antropólogos(as) e de arqueólogos(as). A programação conta com Grupos de Trabalhos, Mesas e Minicursos, a partir de diferentes perspectivas da Antropologia e da Arqueologia.

Entre os temas tratado, estão autoritarismos, relações de humanos e outros animais, povoamento humano na América, insurgências musicais, gênero e sexualidade e divulgação científica em podcast. O evento contará, também, com minicursos sobre Combate à LGBTQIA+fobia, Arqueologia e gênero, Direito indígena, Antropologia e desenho, análise de cerâmica, democracia securitária, Antropologia e poesia, música funk, Arqueologia do contemporâneo e saúde.

De acordo com a coordenadora da Pós-Graduação, a professora Ciméa Bevilaqua, “com a realização de mais uma Semana de Antropologia e Arqueologia, o corpo discente do Programa reafirma o compromisso com a excelência acadêmica sustentada pela colaboração e compartilhamento de conhecimentos, bem como pela defesa de direitos de populações tradicionais e coletivos urbanos.”

A programação completa está disponível no Instagram do evento: https://www.instagram.com/semana.antro.arqueo.ufpr/

Inscrições

As inscrições estão abertas até o dia 12/11, está sexta-feira, e podem ser realizadas pelo site: https://semana-antro-arqueo.wixsite.com/2021/

O evento é gratuito,  transmitido pelas plataformas YouTube e Teams

Dúvidas e comentários podem ser enviados para o e-mail semana.antro.arqueo.ufpr@gmail.com ou pelo Instagram.

(Por Bruna Durigan, estagiária, com orientação de Simone Meirelles)