UFPR realiza testagem de COVID-19 para comunidade universitária do Setor Palotina

As amostras serão analisadas em Curitiba. Foto: Alessandro Sato.

A Universidade Federal do Paraná realiza no Setor Palotina, nesta terça-feira, 2 de fevereiro, a testagem para detectar coronavírus (SARS-CoV-2) em pessoas assintomáticas. Alunos, professores, técnicos administrativos e terceirizados puderam se inscrever para participar. A estimativa é de que mais de 200 pessoas previamente cadastradas realizem o exame.

A coleta é feita em guichês instalados na frente do Bloco 1. O teste realizado é do tipo RT-PCR, que detecta o material genético do vírus. As amostras serão trazidas para Curitiba para serem analisadas no Setor de Ciências Biológicas.

“Estamos muito felizes em poder realizar a coleta de amostras aqui em Palotina e nos demais Campi. Esse esforço foi resultado da união e parceria da Integra (Diretoria de Desenvolvimento e Integração dos Campi), na pessoa do professor Helton Alves e dos Diretores de Setor e Campi de fora de Curitiba, em parceria com a Direção do Setor de Ciências Biológicas”, afirma a professora Yara Moretto, diretora do Setor Palotina.

Testagem UFPR

A testagem no setor Palotina e em outros Campi faz parte de um estudo coordenado pelos laboratórios de Imunogenética eHistocompatibilidade (LIGH) e de Citogenética Humana e Oncogenética (LabCHO). O objetivo é identificar pessoas contaminadas como medida para evitar a propagação da doença.

Saiba mais sobre a testagem em assintomáticos.

Conheça as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus.