Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

UFPR realiza Seminário de Prevenção do Suicídio – 15 de setembro

Superintendência de Comunicação Social     9 de setembro de 2021 - 12h36

A equipe do UFPR ConVida divulga a 6ª edição do Seminário de Prevenção do Suicídio, realizada pelo projeto “Luto e Prevenção do Suicídio – UFPR”. Com o tema “Suicídio e Invisibilidades”, o objetivo é abordar o cuidado prestado aos sobreviventes enlutados por um suicídio e as estratégias de acolhimento dos sobreviventes, articulando reflexões e experiências de cuidados a grupos vulneráveis, entre eles universitários e idosos.

O evento gratuito acontecerá, de forma remota, no dia 15 de setembro. Serão distribuídos certificados e não há necessidade de inscrições prévias. A programação pode ser acompanhado pelo YouTube.

Acompanhe o Projeto Luto e Prevenção do Suicídio nas redes sociais: Instagram e Facebook. Para mais informações, envie e-mail para prevencaodosuicidio@ufpr.br

Confira abaixo mais ações e canais de comunicação voltados à conscientização sobre a prevenção do suicídio.

 

Acolhimento para alunos e servidores da UFPR

Estudantes de graduação e pós-graduação e servidores da UFPR têm acesso a serviços de apoio psicológico disponibilizados pela própria universidade. Para graduandos, há a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e é possível entrar em contato solicitando atendimento por meio do e-mail psicoprae@ufpr.br . Já alunos da pós-graduação e servidores podem solicitar atendimento da Casa 04 pelo e-mail casa4@ufpr.br.

 

CVV

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma organização voltada para a prevenção do suicídio e possui diversos canais de acolhimento gratuitos.

É possível solicitar ajuda por meio do telefone 188, que possui abrangência nacional e funciona 24h por dia, sete dias na semana. Além disso, são oferecidos também um chat e um e-mail, disponíveis no site: https://www.cvv.org.br/ .

Devido às medidas de biossegurança impostas pela pandemia de Covid-19, os atendimentos presenciais continuam suspensos.

 

ACOLHE | Você não precisa passar por isso sozinha/o/e!

A Superintendência de Inclusão, políticas afirmativas e diversidade (SIPAD) pode ajudar em casos de algum tipo de violência, como violência racial, de gênero, ou de orientação sexual. A equipe do Núcleo de Apoio e Acolhimento de Denúncias, o ACOLHE, conta com psicólogos e assistentes sociais para escutar, acolher e encaminhar a demanda de forma afetiva e efetiva.

A denúncia será completamente sigilosa para que a segurança e bem-estar sejam resguardados. Denuncie pelo e-mail: acolhe.sipad@ufpr.br

 

PERMANESENDO

O projeto  Permanesendo é voltado para o auxílio da comunidade universitária, enfrentamento da evasão acadêmica e das vivências de sofrimento na Universidade.

A iniciativa oferece espaços de acolhimento por meio dos plantões de acolhimento, ações específicas nos cursos conforme solicitação ao projeto e oficinas e rodas de conversas.

Os plantões de acolhimento são um espaço de acolhimento das dificuldades. Para solicitar atendimento, basta enviar uma mensagem nas redes sociais do projeto. Os plantões são realizados de segunda-feira a sexta-feira, das 18h30 às 20h30e, nas quartas-feiras, das 8h30 às 10h30.

Conheça também as redes sociais do projeto: Facebook e Instagram.

 


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR