UFPR realiza reunião com ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação sobre a vacina contra Covid-19

A UFPR apresentou a vacina contra Covid-19 para o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Universidade Federal do Paraná apresentou a vacina contra a Covid-19 – em desenvolvimento na instituição – para o ministro Marcos Cesar Pontes, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A reunião foi realizada nesta terça-feira (25) e foi articulada pela bancada federal paranaense, coordenada pelo deputado Toninho Wandscheer.

O reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, e os professores Emanuel Maltempi de Souza e Helton José Alves participaram de maneira remota. Os três apresentaram detalhes da Vacina da UFPR para toda a equipe da pasta. Estiveram presentes no encontro os deputados federais do Paraná, Aline Sleutjes, Gustavo Fruet, Luisa Canziani, Luizão Goulart, Ricardo Barros, Toninho Wandscheer, entre outros.

A intenção da bancada paranaense é articular uma emenda impositiva para o financiamento do projeto da Vacina da UFPR, destinando orçamento do ministério para o projeto. De acordo com o reitor, houve um encaminhamento positivo para que a emenda seja recebida neste ano e inserida no orçamento de 2022. A UFPR ainda pode receber outras emendas por parte dos deputados.

Vacina da UFPR

A Vacina da UFPR está na fase pré-clínica, ou seja, está sendo testada em animais. O imunizante tem baixo custo, usa insumos e tecnologia nacionais e é multifuncional, ou seja, pode ser recombinado para atender variantes do SARS-CoV-2 ou outras doenças, como a dengue. A vacina deve finalizar a fase pré-clínica em um prazo de seis meses, quando vai precisar de recursos financeiros para realizar os testes clínicos, em seres humanos.