Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR realiza primeira rodada de testes de Covid-19 em assintomáticos de 2021; saiba como agendar

Na próxima terça-feira, dia 12 de janeiro, pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizam a primeira rodada de 2021 dos testes com pessoas assintomáticas para detecção do novo coronavírus (SARS-CoV-2). 

A equipe realizará 1500 testes para a comunidade da UFPR (estudantes, técnicos, docentes, além de familiares em primeiro grau ou coabitantes desses grupos). Os interessados deverão preencher o formulário disponível aqui e indicar o horário de preferência para atendimento 

As coletas serão no estacionamento do Setor de Ciências Biológicas (SCB), no Centro Politécnico, das 8h às 18h. No momento da coleta, os participantes deverão apresentar documento com número de CPF e caneta, para assinar o termo de consentimento.  

O teste realizado é do tipo RT–PCR, que detecta o material genético do vírus. O procedimento envolve a coleta de saliva (veja vídeo). Para fazer o exame, os participantes não devem consumir alimentos ou bebidas 30 minutos antes da coleta. O resultado sai em até 72 horas e a equipe fornecerá o laudo a todos os participantes.  

O mutirão faz parte de um estudo, coordenado pelos laboratórios de Imunogenética e Histocompatibilidade (LIGH) e de Citogenética Humana e Oncogenética (LabCHO), com apoio da Direção do SCB, que visa identificar pessoas contaminados e propiciar o isolamento, como medida para evitar a propagação da doença. 

Até o momento, foram realizados cinco mutirões de testagem para assintomáticos, com a realização de mais de 3400 testesNos dois primeiros eventos, em que poucas pessoas compareceram, não houve casos positivos de infecção pelo vírus. Já nos mais recentes, um número maior de pessoas participou, o que repercutiu no aumento de resultados positivos. De acordo com dados apontados pelos pesquisadores, nos testes realizados em novembro e dezembro, cerca de 2% dos indivíduos testados estavam infectados.

A equipe também recruta voluntários para auxiliar na coleta dos exames. Podem participar servidores docentes, técnico-administrativos e alunos de pós-graduação da UFPR, entre 18 e 59 anosque se autodeclarem em boas condições de saúde, tenham interesse e disponibilidadeAs inscrições estão abertas no formulário disponível aqui 

Aqueles que apresentarem sintomas compatíveis com a doença e desejem realizar o exame podem participade outra ação, realizada no Campus Botânico da UFPR. Mais informações podem ser obtidas aqui. 

SERVIÇO  

Testes para Covid 19 para pessoas assintomáticas  

Público-alvo: estudantes, técnicos e docentes da UFPR, familiares em primeiro grau ou coabitantes 

Quando: 12/01/2021, das 08 às 18h  

Local: Estacionamento do Setor de Ciências Biológicas  

Link para agendamento: https://bit.ly/covid1201 

 

Foto de destaque: André Filgueira 

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus

 

Sugestões

Pesquisadores da UFPR e demais universidades brasileiras lançam pesquisa nacional
Os temas abordados na pesquisa são: direitos sexuais e reprodutivos durante a pandemia Com o financiamento...
Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 se encerra neste domingo (31)
Os servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...