Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

UFPR realiza 1º Festival de Ciência, Cultura e Inovação com atividades gratuitas e abertas ao público em setembro

Superintendência de Comunicação Social     16 de agosto de 2019 - 16h12

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza o 1º Festival UFPR de Ciência, Cultura e Inovação de 23 a 29 de setembro, integrando diferentes eventos que antes aconteciam separadamente e algumas novidades. Feira do livro e de extensão, apresentações de trabalhos e resultados de pesquisa, palestras, workshops, feira gastronômica, apresentações culturais, ações educativas e serviços de saúde são algumas das atividades programadas. O Festival é gratuito e aberto ao público, tanto para a comunidade interna quanto para a externa à Universidade. Os locais que recebem a programação são a Praça Santos Andrade, Campus Reitoria, Campus Rebouças e Campus Botânico, em Curitiba.

O 1º Festival UFPR de Ciência, Cultura e Inovação integra a 11ª edição da Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão (Siepe), a XVII Feira do Livro Editora UFPR e a 38ª Semana Literária & Feira do Livro Sesc, além de outros eventos culturais. Também haverá ações oferecidas pelo Complexo do Hospital de Clínicas (CHC-UFPR) e pelo Setor de Saúde da UFPR, com atendimentos à comunidade. A ideia é potencializar essas atividades, mostrar as ações da Universidade para a comunidade e, ao mesmo tempo, economizar, otimizando gastos.

Festival terá feira do livro, de extensão e gastronômica, palestras, apresentações culturais, serviços de saúde, entre outras atividades. No ano passado, Siepe teve cerca de 10,5 mil participantes. Foto: Marcos Solivan, 2018/Sucom-UFPR

Festival terá feira do livro, de extensão e gastronômica, palestras, apresentações culturais, serviços de saúde, entre outras atividades. No ano passado, Siepe teve cerca de 10,5 mil participantes. Foto: Marcos Solivan, 2018/Sucom-UFPR

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPR, Francisco de Assis Mendonça, o Festival cria a oportunidade de mais interação entre a Universidade e a sociedade. “É uma semana em que a cidade terá um momento especial de dividir o dia a dia da Universidade, com atividades de pesquisa, extensão, cultura e saúde para todos”, diz.

A solenidade de abertura do Festival e da Siepe será no dia 23 de setembro, segunda-feira, às 19h30, no Teatro da Reitoria, com apresentações culturais e uma conferência. Ainda integra a programação uma sessão pública e solene do Conselho Universitário (Coun) no dia 24 de setembro, terça-feira, às 19h, no Teatro da Reitoria, com entrega de títulos de professores eméritos a Antonio Salvio Mangrich, Fábio de Oliveira Pedrosa e Sebastião Amaral Machado.

Siepe

A 11ª edição da Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão (Siepe) ocorre de 24 a 26 de setembro, na Reitoria, Prédio Histórico (Praça Santos Andrade) e Campus Rebouças – em Palotina e Toledo, a Siepe será de 1º a 3 de outubro. O evento acadêmico da UFPR é composto por cinco encontros temáticos, com apresentações de trabalhos, rodas de conversa, oficinas e feira de extensão. O evento abrange trabalhos de iniciação científica, inovação, extensão, atividades formativas e de inclusão e diversidade, que é novidade nesta edição. No ano passado, foram mais de 2,5 mil trabalhos apresentados e cerca de 10,5 mil participantes.

11ª Siepe será composta por cinco encontros temáticos, com apresentações de trabalhos, rodas de conversa, oficinas e feira de extensão. No ano passado, foram mais de 2,5 mil trabalhos apresentados. Foto: Nicolle Schumacher, 2018/Sucom-UFPR

A coordenadora de iniciação científica da PRPPG, Larissa Ramina, explica que a proposta da Siepe dentro do Festival UFPR de Ciência, Cultura e Inovação é levar a Universidade para mais perto da população. “A ideia é movimentar o Centro da cidade, chamar a atenção da comunidade e mostrar o que a Universidade faz em termos de pesquisa e extensão, que resultam em benefícios para a sociedade”, diz.

Nesta edição, a Siepe contará com o 18º Encontro de Atividades Formativas (Enaf), o 18º Encontro de Extensão e Cultura (Enec), o 27º Evento de Iniciação Científica (Evinci), 12º Evento de Inovação Tecnológica (Einti) e o 1º Encontro Diversidade e Inclusão Social na Pesquisa e Extensão (Edispe).

A organização é da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad).

Feira do Livro e Semana Literária

Feira do Livro deve contar com 27 expositores, entre editoras universitárias e comerciais, e será na Praça Santos Andrade, como no ano passado. Foto: Nicolle Schumacher, 2018/Sucom-UFPR

Feira do Livro deve contar com 27 expositores, entre editoras universitárias e comerciais, e será na Praça Santos Andrade, como no ano passado. Foto: Nicolle Schumacher, 2018/Sucom-UFPR

A XVII Feira do Livro Editora UFPR e a 38ª Semana Literária & Feira do Livro Sesc ocorre de 23 a 28 de setembro, na Praça Santos Andrade, de segunda a sexta, das 10h às 20h, e sábado, das 10h às 14h. Devem participar 27 expositores, entre editoras universitárias e comerciais.

A realização é da Editora UFPR e do Serviço Social do Comércio (Sesc) Paraná. O principal objetivo é popularizar o livro e incentivar a leitura.

Por Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR