Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

UFPR realiza 1ª Semana Internacional de Raças Crioulas

Simone Meirelles     22 de maio de 2019 - 10h19

A “International Heritage Breeds Week” é organizada globalmente na terceira semana de maio, pela organização “The Livestock Conservancy”, que trabalha pela conservação de raças nativas e crioulas, com sede na Carolina do Norte – EUA. Esse é o primeiro ano em que o Projeto Porco Moura da UFPR participa dessa atividade global pela conservação da biodiversidade dos animais domésticos.

Os sistemas de produção animal globalizados utilizam um pequeno número de raças, todas selecionadas com objetivos comerciais (ou seja, com composição genética muito parecida). As raças locais puras não são utilizadas nos sistemas industriais, e por isso têm sido gradativamente extintas no mundo todo.

As raças crioulas, grupos genéticos regionais com características próprias e nomes locais, foram formadas nas Américas a partir de animais domésticos trazidos da Europa no período colonial (1490 a 1700) e mantêm genes raros remanescentes daquela época, bem como fixaram mutações únicas que foram importantes para a sua adaptação ao clima, alimentação e manejos dos sistemas de produção de cada povo em cada local. Assim, pode se considerar que as raças crioulas locais, também chamadas de raças localmente adaptadas, são verdadeiros patrimônios genéticos de cada região e de cada país.
A manutenção da biodiversidade é essencial para a resiliência e a sobrevivência dos sistemas de produção de subsistência, e também como banco vivo de genes que podem ser conter soluções para a produção industrial de larga escala.
Para divulgar a importância das raças crioulas brasileiras e para estimular a sua conservação e uso pela comunidade, o Projeto Porcos Moura organizou a primeira Semana Internacional de Raças Crioulas da UFPR, com a seguinte programação:

23/05/19 08h Reunião de trabalho para elaboração da proposta de estatuto da Associação Paranaense de Criadores de Porcos da Raça Moura
23/05/19 13h30 Visita guiada ao Sistema de Criação ao Ar Livre de Porcos Moura da UFPR, na Fazenda Canguirí, Rua Ivone Pimentel, 19, Pinhais – PR
24/05/19 08h Segunda Reunião dos Criadores de Porcos da Raça Moura atendidos pelo Projeto Porcos Moura da UFPR
24/05/19 13h30 Encontro Sobre de Raças Crioulas, com apresentação sobre o histórico, características e projetos de conservação e uso das raças crioulas brasileiras, aberto ao público em geral, no Anfiteatro da Direção do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, na Rua dos Funcionários, 1540, Bairro Juvevê, Curitiba – PR

Informações e inscrições pelo email porco.moura.ufpr@gmail.com
Divulgação no Facebook
Visita aos Porcos Moura: https://www.facebook.com/events/327979561231014/
Encontro de Raças Crioulas: https://www.facebook.com/events/638131009984813/