Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

UFPR publica edital para orientar candidatos às vagas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU); inscrições de 23 a 26/1

Camille Bropp     5 de janeiro de 2018 - 15h59

Estudantes interessados em ingressar na UFPR ou em outras universidades pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) deverão se inscrever entre os dias 23 e 26 de janeiro no site do sistema — o período foi antecipado pelo Ministério da Educação (MEC).  Na UFPR, são 1.447 vagas, distribuídas em 109 cursos. O  edital que regula as inscrições já está disponível para os interessados na área específica para o SiSU no site do Núcleo de Concursos (NC-UFPR).

A seleção para o SiSu se dá a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 e corresponde a 20% das vagas de graduação disponíveis na UFPR. O restante será preenchido pelo Vestibular 2017/2018, cujo resultado será divulgado no dia 12.

Para se inscrever, é necessário que, além de haver participado do Enem de 2017, o estudante não tenha zerado a redação nem tenha feito o exame como treineiro. A inscrição exige que o candidato informe o número de inscrição do Enem 2017 e senha. A consulta das vagas ofertadas pelo SiSU no Brasil inteiro já está aberta desde 12 de dezembro (veja aqui as vagas na UFPR).

Cronograma

O edital do NC-UFPR descreve como os candidatos interessados em ingressar pelo SiSU devem proceder para concorrer às vagas, bem como apresenta o cronograma das bancas de validação de autodeclaração (no caso de quem escolheu concorrer às cotas), do registro acadêmico e da lista de espera para as chamadas complementares.

Vale lembrar que o candidato não selecionado na primeira chamada precisa confirmar o interesse na vaga para ficar na lista de espera. Essa confirmação terá de ser feita entre os dias 29 de janeiro e 7 de fevereiro, no site do SiSU.

Distribuição de vagas

As vagas da UFPR reservadas para o SiSu estão distribuídas em 109 cursos, nos campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná. Das 1.447 vagas, 706 são para livre concorrência e 741 para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, conforme prevê a Lei n.º 12.711/2012.

Cotas

Além de ter cursado o Ensino Médio em escolas públicas (mesmo em cursos de educação profissional técnica), os estudantes que concorrem às cotas do SiSU precisam se enquadrar em uma entre quatro situações. Cada situação equivale a uma lista de concorrência.

As situações são: ter renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita; ter renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena ou pessoa com deficiência; ter familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo nacional per capita; e ter renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo nacional per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena ou pessoa com deficiência.

No caso das autodeclarações, serão realizadas bancas de validação, em horário e local específicos para o candidato. Em Curitiba e Pontal do Sul, os convocados na primeira chamada deverão participar das bancas nos dias 6 e 7 de fevereiro. Em Jandaia do Sul, Matinhos e Palotina, as bancas ocorrerão no dia 7 de fevereiro.

Fez vestibular e SiSU?

O edital também esclarece que o candidato que fez o Vestibular 2017/2018 e o Enem 2017 poderá optar pela forma de ingresso no momento do registro acadêmico, na data correspondente.

Sobre o SiSU 2018

Segundo o MEC, serão oferecidas pelo SiSU 2018 239.601 vagas de graduação em 130 instituições. A seleção é feita por meio do cálculo da nota de corte que considera o número de vagas disponíveis e o total de inscritos em cada curso, de acordo com cada lista de concorrência.

O processo ocorre duas vezes por ano e cada candidato pode fazer até duas opções de curso. No caso da UFPR, a vagas são disponibilizadas uma vez por ano e chamadas complementares são realizadas para preencher as vagas remanescentes.