Extensão e Cultura

UFPR promove oficina de fotografia sobre meio ambiente para população de Castilho/MS

Celsina Favorito     12 de dezembro de 2013 - 17h43

Exposição de Fotografias sobre Meio Ambiente, em Castilho, Mato Grosso do Sul. Foto: Arquivo ITTI

Cerca de 200 fotos integraram a exposição “Fotografia e Meio Ambiente”, realizada na cidade de Castilho/MS. O evento reuniu fotos de professores e alunos que participaram da oficina, que teve como objetivo mostrar o caráter educativo da fotografia, em sala de aula. A experiência foi tão positiva que a UFPR, através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), foi convidada a repetir a formação, em 2014.

Segundo a professora da UFPR e instrutora do curso, Christiane Gioppo, o evento contou com as presenças da secretária de Educação Básica, Valéria Cristina de Moraes da Silva, e da representante de Projetos Ambientais da Secretaria de Educação, Luzinete Guedes da Rocha Teixeira. Também visitaram a exposição, integrantes de cinco escolas municipais da região.

A professora Marinês Duarte Sales Ferreira, uma das participantes da oficina, conta que o trabalho foi muito importante, “pois envolveu todas as escolas. Professores e alunos esforçaram-se muito neste novo olhar sobre o mesmo ambiente”. O diretor da Escola Maria Daura Silva Oliveira, Oscar Lameu Júnior, ressaltou que a oficina despertou o público para uma nova consciência porque, com o registro fotográfico, as pessoas perceberam que “ao preservar o passado, construímos nosso presente e contribuímos para um futuro melhor”.

A oficina de foto faz parte do PEA (Programa de Educação Ambiental) do Projeto de Gestão Ambiental G-Pontes realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em parceria com a UFPR e desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), durante a construção da ponte sobre o Rio Paraná, na BR-262, divisa dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.