Ensino e Educação

UFPR promove curso de educação humanitária para profissionais de educação em Campo Magro

Simone Meirelles     31 de agosto de 2020 - 14h44

Imagem: Instituto Nina Rosa/Site

A área de Medicina Veterinária do Coletivo da UFPR realiza em setembro o curso de “Educação Humanitária em Valores” para profissionais de educação do município de Campo Magro.

Educação Humanitária é um processo que estimula a prática de cuidados com todos os seres, com os animais, família, outras pessoas, com o país,  outras nações e com o planeta, buscando a formação de uma sociedade em que  todos sejam responsáveis por ações de paz, respeito e igualdade. A EH encoraja os valores relacionados com a compaixão, respeito, empatia e inclusão, possibilitando oportunidades para os indivíduos desenvolverem um senso de responsabilidade e cuidado, auxiliando para que as escolhas se alinhem aos seus valores e atuem como  cidadãos confiantes e capazes de promover a paz entre todos os seres.

As inscrições estão abertas até dia 31 de agosto e o curso se inicia dia 01 de setembro, terminando dia 19 de dezembro. As aulas serão exclusivamente remotas,  pela plataforma da UFPR virtual. As inscrições estão sendo mediadas pela secretaria Municipal de educação e saúde de Campo Magro.

A coordenadora desse curso é professora da UFPR Rita de Cassia Maria Garcia, com apoio de alunos de Medicina Veterinária.  Por enquanto, este é o projeto piloto. O curso está sendo ofertado aos profissionais da educação do Município de Campo Magro. A ideia é expandir o curso em etapas futuras, em parcerias com as demais prefeituras, ou até com o governo do Estado.

Educação Humanitária

A Educação Humanitária está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável  – promoção da cultura da paz, e com os princípios da Carta da Terra (Nações Unidas e Eco 92), “tratar todos os seres vivos com respeito e consideração” e “promover a cultura de tolerância, não violência e paz”.

Serviço:

Curso de Educação humanitária em valores

Realização: Universidade Federal do Paraná, Projeto de Extensão Manejo Populacional de Cães e Gatos e unidade móvel de Esterilização e Educação em Saúde- MPCG-UMEES, Medicina Veterinária do Coletivo

Departamento de Medicina Veterinária

Apoio: Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes-Cifal PR, FIEP, Prefeitura Municipal de Campo Magro e Secretaria Municipal de Educação e Saúde de Campo Magro.