Extensão e Cultura

UFPR promove congresso gratuito com Muhammad Yunus, vencedor do Nobel da Paz

Jéssica Maes     30 de abril de 2015 - 14h47

Imagem: Divulgação/Facebook

O Congresso Internacional de Negócios Sociais e Empreendedorismo traz pela primeira vez a Curitiba o professor e economista Muhammad Yunus, premiado com o Nobel da Paz em 2006 por sua iniciativa de reduzir a pobreza mundial por meio do empreendedorismo social. O evento será realizado nos dias 3 e 4 de maio e traz discussões sobre o tema com profissionais renomados.

O primeiro dia de evento, domingo, começa às 13h30, no teatro Guaíra, com a concessão do título de doutor honoris causa ao laureado. Em seguida, o espaço recebe o lançamento do livro digital “Empreendedorismo com foco em Negócios Sociais”, um dos produtos do projeto homônimo nascido de uma parceria entre a Universidade Federal do Paraná e o Sebrae. Às 14h45, Yunus ministra uma palestra sobre o mesmo tema, do qual é referência no mundo todo.

Já no dia 4, segunda-feira, as atividades acontecem no Auditório Prof. Dr. Ulysses de Campos, localizado no Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR. Às 9h30, a professora Giulia Galera, da Universidade de Trento, Itália, fala sobre negócios sociais e empreendedorismo sob a visão europeia, seguida pela professora Graziela Comini, da Universidade de São Paulo (USP), que discute tendências norte-americanas na área. Às 15h, representantes das empresas Solidarium e Terra Nova trazem seus cases de sucesso para uma mesa-redonda sobre o empreendedorismo social no Brasil.

O projeto

Esta e outras ações, já realizadas e previstas, são parte de um edital lançado pelo Sebrae e vencido pela UFPR que tem como objetivo sensibilizar e despertar alunos e professores para o empreendedorismo e os negócios sociais dentro da universidade. A professora Ana Lúcia Jansen de Mello de Santana, do Departamento de Economia da UFPR e uma das coordenadoras do projeto conta que, além de uma palestra aberta à comunidade realizada em outubro passado, já foi feita uma oficina de capacitação para a equipe técnica que participa do projeto e produzido o livro que será lançado logo antes da fala de Yunus. Ainda devem ser lançados, até o final de 2015, um curso de extensão para docentes e para alunos abordando a formação teórica e metodológica no tema. O objetivo final é a criação de uma incubadora e aceleradora de negócios sociais na UFPR.

“A UFPR está construindo essa parceria com a Yunus de forma que a gente possa absorver tecnologias, metodologias e conhecimento com os quais eles têm mais experiencia”, diz Ana Lúcia. “Queremos ampliar o quadro de pessoas na universidade interessados no tema e que queiram envolver-se com isso. Meu sonho é ver professores de várias ciências podendo ministrar esse tema nas suas áreas.”

A professora explica, ainda, que esta visita do laureado e a concessão do título honoris causa não apenas inserem ainda mais a Universidade no contexto internacional, como também criam um relacionamento sólido entre a instituição e Yunus. Para os organizadores do evento há, ainda, a possibilidade de acesso a toda uma rede de contatos da qual dispõe a fundação Yunus Social Business.

Muhammad Yunus

Em 2006, o empreendedor social, banqueiro e economista foi homenageado com o Nobel da Paz pela fundação do Grameen Bank, primeiro banco do mundo especializado em microcrédito, que visa erradicar a pobreza, e pela criação dos conceitos de microcrédito e microfinanças. Formado em Economia na Faculdade Chittagong, mestre pela Universidade de Dhaka, ambas em seu país natal, Bangladesh, e doutor pela Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, em 1994 Yunus também recebeu o Prêmio Mundial de Alimentação pelo papel do Grameen Bank na redução da fome. Em 2011, junto de Saskia Bruysten, Sophie Eisenmann e Hans Reitz, fundou a Yunus Social Business, com sede na Alemanha e filiais no mundo todo, incluindo o Brasil.

Serviço:
Congresso Internacional de Negócios Sociais e Empreendedorismo
Data: 3 e 4 de maio
Locais: Centro Cultural Teatro Guaíra (Rua XV de Novembro, 971, Centro)
Auditório Prof. Dr. Ulysses de Campos, Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR (Av. Pref. Lothário Meissner, 632, Jardim Botânico)
Mais informações: www.negociossociais.ufpr.br