UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR produz artigo para livro da Andifes sobre desafios da gestão do ensino da graduação

O Colégio de Pró-Reitores de Graduação (Cograd) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) organizou o e-book “Gestão do ensino de Graduação: acesso, permanência e êxito – práticas estratégicas no acompanhamento da formação discente”. A obra contou com a participação de representantes das pró-reitorias de graduação de 13 universidades federais. A equipe da Prograd da UFPR elaborou o artigo de abertura da publicação que trata das políticas de formação de professores.

O texto intitulado “A articulação como agenda para as políticas de formação de professores: reflexões e perspectivas a partir da experiência da UFPR” foi produzido a partir de um levantamento das ações desenvolvidas pela Prograd na área de formação de professores. “O que mais nos surpreendeu quando começamos o levantamento é que tínhamos uma grande quantidade de ações nesse campo que não eram visíveis entre si. Chegamos a um nível de ações muito bom, agora precisamos articulá-las de maneira mais orgânica para que possam ser potencializadas. O que emergiu foi que a pró-reitoria tinha de assumir mais o seu papel de instância de articulação dessas ações. Papel que precisa dividir com outras pró-reitorias, como a de extensão e a de pós-graduação, por exemplo”, afirma o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da Universidade, professor Eduardo Salles de Oliveira Barra. 

Um dos objetivos do levantamento foi subsidiar o planejamento das ações da pró-reitoria. “Não apenas para o planejamento da gestão, mas para reavaliar se essa era a melhor forma, se estávamos fazendo o papel como pró-reitoria nesse contexto de formação de professores”, complementa Eduardo.

A coletânia de artigos escritos por gestores, técnicos-administrativos em educação, professores e estudantes foi produzida ao longo de 2018, conta com 11 capítulos e aborda experiências relacionadas a dinâmicas e processos do ensino da graduação. A pró-reitora de Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Leida Calegário de Oliveira, e o pró-reitor adjunto de Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Cassiano Caon Amorim, assinam como organizadores do livro.

O público-alvo são agentes da formação em nível de graduação nas universidades, membros de pró-reitorias e coordenações de cursos, professores e estudantes. “Todo o público envolvido com o ensino de graduação pode se beneficiar com as experiências narradas e com as reflexões em torno de ações que se julgam bem sucedidas –  do que já se realizou e do que está dentro da perspectiva de futuro”, finaliza o pró-reitor da UFPR.

O e-book está disponível para download aqui.

Sugestões

Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 se encerra neste domingo (31)
Os servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...
Manutenção no Restaurante Universitário Campus Jardim Botânico
Comunicado: informamos que devido à realização de reparos estruturais, no restaurante universitário (RU)...