UFPR, Prefeitura de Toledo e Ebserh firmam termo de compromisso para gestão do Hospital Regional de Toledo

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Prefeitura de Toledo e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) firmaram um termo de compromisso que pode resultar na assinatura de contrato para que a Empresa assuma a gestão do Hospital Regional de Toledo. O documento, assinado na última quarta-feira, 24, na sede da estatal, em Brasília, prevê etapas a serem cumpridas pelos envolvidos em um período de 18 meses.

A próxima ação é o deslocamento de profissionais da Ebserh ao hospital para realizar um diagnóstico nas áreas de pessoal, orçamento e finanças, assistencial, ensino e pesquisa, patrimonial, contratos e infraestrutura.

“Temos consciência dos desafios que precisamos superar para que todos os resultados sejam colhidos. A presença de um hospital universitário para campo de prática dos alunos de Medicina na região é essencial e é nesse sentido que vamos avançar”, comentou o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca.

A assinatura do termo de compromisso entre as instituições para gestão do Hospital Regional de Toledo foi realizada em Brasília no dia 24 de abril. Foto: Ebserh

“A presença da Ebserh em Toledo atende a mais um compromisso da estatal e do governo de apoiar e promover o ensino, a pesquisa e assistência em todo o país. Essa assinatura marca a continuidade de um trabalho, que traz responsabilidades a todos os envolvidos, e que pode melhorar ainda mais os serviços oferecidos na região”, destacou o presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira.

Após a conclusão do diagnóstico, o levantamento será submetido ao Ministério da Economia, órgão que aprova o quadro de pessoal da unidade e a consequente realização de concurso público. Essa autorização é um pré-requisito para que a Ebserh assuma o hospital e inicie a gestão.

Da parte da prefeitura, as principais iniciativas são: realizar adequações da infraestrutura física e tecnológicas, incluído a reavaliação e aquisição de equipamentos e mobiliários, a regularização de registros nos órgãos federais, estaduais e municipais, garantir a prestação dos serviços públicos de saúde e custeio do hospital e a cessão do hospital à Universidade.

Com a cessão, ele poderá se tornar um hospital universitário federal e fazer parte da Rede Ebserh.“Essa assinatura é um grande desejo de toda uma região que produz muito para o país. Vamos fazer os últimos ajustes na estrutura do hospital para deixar tudo pronto para a chegada da Ebserh”, finalizou o prefeito de Toledo, Lúcio de Marchi.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh