Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR Pensando o Brasil: violência de gênero será tema de debate nesta quarta-feira

A violência de gênero será o tema da próxima edição do UFPR Pensando o Brasil, que vai reunir nesta quarta-feira (22) cinco pesquisadoras para debater a questão. O debate, aberto a qualquer interessado e com entrada gratuita, acontecerá a partir das 19 horas, no Auditório Professor Ulysses de Campos, no Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Haverá transmissão ao vivo pela UFPR TV.

Para debater o assunto, a UFPR convidou Heloisa Buarque de Almeida, professora de Antropologia da USP e membro da Rede Não Cala USP, que reúne professoras pelo fim da violência de gênero; Mariléa de Almeida, doutoranda em História pela Unicamp, onde desenvolve pesquisa sobre práticas políticas contemporâneas de mulheres quilombolas do Rio de Janeiro; e Clara Maria Roman Borges (UFPR), professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR.

A mediação do debate será feita pela professora do Setor de Educação Maria Rita de Assis César, pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero da UFPR e atualmente pró-reitora de Assuntos Estudantis.

Para fazer a apresentação, foi convidada a professora do Departamento de História da UFPR Ana Paula Vosne Martins, pesquisadora da área de história das mulheres, história do corpo e das sexualidades, história da maternidade, história da assistência e da filantropia e história da escrita de mulheres.

O debate faz parte de um ciclo que a UFPR bem realizando desde junho, sobre temas importantes da atual agenda brasileira.  Já estiveram em pauta temas como as reformas trabalhista e da Previdência e as fake news.

 

UFPR Pensando o Brasil

Debate sobre violência de gênero

Data: 22 de novembro, quarta-feira

Hora: a partir das 19 horas

Local: Auditório Professor Ulysses de Campos – Setor de Ciências Sociais Aplicadas – Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632 – Jardim Botânico

 

Participantes:

Ana Paula Vosne Martins (UFPR) – apresentadora

Doutora em História pela Unicamp (2000) com pós-doutorado realizado na Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz em 2004 e na Universidade Federal Fluminense em 2016.  Professora associada do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná, onde atua desde 1993. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da UFPR entre 2011 e 2013. Foi vice-diretora do Setor de Ciências Humanas entre 2013 e 2014 e coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero da UFPR até 2015. É orientadora de mestrado e doutorado no PGHIS/UFPR. Área de pesquisa/atuação: história das mulheres, história do corpo e das sexualidades, história da maternidade, história da assistência e da filantropia, história da escrita de mulheres.

 

 

Heloisa Buarque de Almeida – debatedora

Professora de Antropologia da USP, doutora em Ciências Sociais pela Unicamp, atual voordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Entre 2014-2015 coordenou o programa USP Diversidade, que visa combater as desigualdades de gênero, sexualidade e raça na universidade. Foi membro da Diretoria da Associação Brasileira de Antropologia na gestão 2013-2014, e atualmente é membro do Comitê de Gênero e Sexualidade da mesma associação. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana e Marcadores Sociais da Diferença, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, mídia, consumo, família, corpo, violência de gênero. Faz parte da Rede Não Cala – USP – Rede de professoras pelo fim da violência de gênero.

 

Mariléa de Almeida (USP)   – debatedora

Doutoranda em História pela Unicamp, onde desenvolve a pesquisa sobre práticas políticas contemporâneas de mulheres quilombolas do Rio de Janeiro. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo. Em 2015, realizou o doutorado sanduíche na Columbia University (Nova York), cuja pesquisa focalizou os usos da interseccionalidade nas experiência teóricas dos feminismos negros estadunidenses entre as décadas de oitenta e noventa. Mestre em História pela Universidade Severino Sombra. Especialista (Pós-graduação lato sensu) em Filosofia pelo Centro Universitário de Barra Mansa. Especialista (Pós-graduação lato Sensu) em História do Brasil Pós Trinta pela Universidade Federal Fluminense. Entre 1998 e 2011, foi professora de história nos segmentos fundamental e médio nas redes públicas estadual e municipal no Estado do Rio de Janeiro, além de atuar na educação de surdos. No ensino superior,  possui  experiência na rede privada (2007-2013). Igualmente exerceu a função de professora-orientadora no projeto REDE FOR/UNICAMP (2011-2012),  no curso de Especialização Lato Sensu para professores da Rede Pública de Ensino no Estado de São Paulo. Dialoga principalmente com as teorizações propostos pelos feminismos negros e a filosofia da diferença sobre os temas em torno do  racismo, sexismo, corpo, afeto e política.

 

Clara Maria Roman Borges (UFPR)  – debatedora

Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR. Curso de Direito da Universidade Positivo. Professora associada do Departamento de Direito Penal e Processual Penal da UFPR. Coordenadora do PPGD-UFPR. Professora da Universidade Positivo.  http://lattes.cnpq.br/2956229202316120

 

Maria Rita de Assis César (UFPR) – mediadora

Atualmente é pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFPR.. Professora do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná – UFPR e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) – PPGE/UFPR. Coordenadora do LABIN – Laboratório de Investigação em corpo, gênero e subjetividade na Educação (CNPq/UFPR). Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero (CNPq/UFPR). Coordenadora do GT 23 Gênero, sexualidade e educação da ANPED (2015-2017).

 

Sugestões

Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...
UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...
UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...