Ciência e Tecnologia

UFPR participa do Fórum Perícia e Saúde na Administração Federal

Celsina Favorito     15 de maio de 2013 - 18h38

Professora Allana Almeida Rosa Matos, perita odontológica da UFPR. Foto: Lucas França

Diabetes e suas manifestações bucais é o tema do trabalho que será apresentado por Allana Almeida Rosa Matos, perita odontológica da UFPR, no III Fórum de Perícia em Saúde da Administração, que será realizado de 22 a 24 deste mês, em Belo Horizonte. Representará  também a Instituição neste evento a terapeuta ocupacional Solange Aparecida Gurjão.

Durante os três dias do Fórum, cujas discussões ocorrerão na Universidade Federal de Minas Gerais, a perita da UFPR falará sobre as manifestações predominantes do diabetes  mellitus e a importância do papel do dentista na detecção da doença e encaminhamento dos pacientes ao endocrinologista. Segundo Allana, estima-se que de 3 a 4% dos pacientes odontológicos são portadores de diabetes mellitus. Explica também que atualmente um terço das pessoas acometidas por esta doença não foram diagnosticadas.

Manifestações do diabetes

Entre as manifestações, destaca a perita da UFPR, estão gengivite, cárie dental e infecções oportunistas (principalmente candidíase), úlceras traumáticas, abscessos periodontais, síndrome da ardência bucal, e perda óssea alveolar. Este trabalho que será apresentado por Allana é resultado do curso de Perícia Oficial em Saúde, realizado na Universidade Unilins.

Além da apresentação de trabalhos, o III Fórum, que reunirá peritos, técnicos de segurança do trabalho e gestores de recursos humanos de todo o Brasil tem como objetivo, também, capacitar os servidores da área de saúde que atuam no SIASS. A ideia é, segundo o gestor do SIASS das universidades federais do Paraná, médico Vicente Polli, uniformizar, padronizar e atualizar os conceitos fundamentais da avaliação da capacidade laborativa, bem como, apresentar as mudanças na nova edição do Manual de Perícia Oficial em Saúde do Servidor Público Federal.

Vicente Polli destaca ainda a importância deste evento, pois é um espaço necessário para aperfeiçoamento de conceitos, práticas e diretrizes que fazem parte da Política de Atenção a Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal, em processo de construção.

Celsina Favorito