Extensão e Cultura

UFPR participará da Operação Rondon Paranaense

Superintendência de Comunicação Social     8 de maio de 2018 - 14h42

A UFPR participará da Operação Rondon Paranaense 2018. Professores e estudantes da instituição e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) permanecerão de 22 de julho a 4 de agosto no município de Paulo Frontin, a 200 quilômetros de Curitiba, executando uma série de atividades para a comunidade local.

As atividades da UFPR serão coordenadas por uma equipe formada por um professor, um técnico e oito alunos que serão selecionados para atuação voluntária no projeto.

Seguindo os moldes do Projeto Rondon Nacional, a Operação Rondon Paranaense visa estreitar a relação entre a universidade e a sociedade, a partir de ações transformadoras que ajudem a solucionar problemas locais e regionais, a partir do trabalho voluntário de docentes, agentes e estudantes de universidades.

As ações da Operação Rondon Paraná são voltadas ainda para a formação de multiplicadores e multiplicadoras nas comunidades assistidas, de maneira a contribuir na melhoria das condições de vida e bem-estar das pessoas. Outra preocupação da iniciativa é fortalecer a formação humana e profissional de alunos, além de trabalhar pela qualidade e eficiência da administração municipal.

Da esquerda para a direita, o técnico Luiz Dionizio Bach (UFPR), o professor Mario Cezar Lopes (UEPG), a pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG, Marilisa do Rocio Oliveira, o técnico Sandro Miguel Mendes (UFPR) e o professor Silvio Luiz Rutz da Silva (UEPG), que se reuniram na UEPG para discutir as ações da Operação Rondon Paranense em Paulo Frontin. Foto: Sandro Miguel Mendes

Coordenada este ano pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (SETI) a Operação Rondon Paraná 2018 terá a participação de várias universidades e ações distribuídas por regiões.

As ações da Operação Rondon Paraná serão ofertadas por meio de oficinas, cursos e palestras que podem ocorrer na Prefeitura, em escolas, associações de moradores, unidades de saúde, centros comunitários ou outros espaços disponíveis no município.

A programação abrange as seguintes áreas temáticas: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção, trabalho. Tem como público alvo servidores públicos de diversas secretarias, em especial educação, saúde e administração; crianças, adolescentes e jovens; adultos e população em geral.

Para mais informações sobre o projeto, clique aqui.