Ensino e Educação

UFPR participa de projeto que identifica vocabulário da pandemia

Simone Meirelles     24 de agosto de 2021 - 8h16

Nuvem de palavras da pandemia (crédito UFSM)

A UFPR é uma das instituições participantes do Grupo de Estudos Palavra, Língua e Discurso (Pallind). Coordenado pela professora Verli Petri, da Universidade Federal de Santa Maria, o grupo lançou o Vocabulário da Pandemia do Novo Coronavírus, que está disponibilizado on-line no link https://www.ufsm.br/coronavirus/vocabulario-da-pandemia-do-novo-coronavirus/ . A ideia de criar o vocabulário partiu de uma proposta de contribuição da área das ciências humanas e, de modo especial, dos estudos da linguagem na compreensão e enfrentamento da situação pandêmica do novo coronavírus. A professora Maria Cleci Venturini, da pós-graduação em Letras da UFPR, coordena o bloco sobre “História e memória na pandemia”, juntamente com dois colegas do Instituto Farroupilha e o professor José Carlos Moreira, professor e doutorando em Letras pela UFPR.

A iniciativa faz parte do projeto intitulado “A história das palavras e a dicionarização: ditos e não-ditos em tempos de pandemia no Brasil do século 21”, coordenado pela professora Verli Petri (bolsista de produtividade PQ 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq). Contando com participação de 26 pesquisadores, o projeto tem a colaboração das seguintes instituições parceiras: institutos federais Farroupilha (IFFar) e de Santa Catarina (IFSC), universidades federais da Fronteira Sul (UFFS), do Paraná (UFPR) e do Pampa (Unipampa), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó) e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

O vocabulário é constituído nesta primeira fase por 16 verbetes – a previsão é que ao final sejam 40. As definições foram elaboradas a partir de pesquisas em sites de notícias e comparadas com o que está posto nos dicionários, vocabulários e glossários disponíveis na web. Dentre os verbetes que serão disponibilizadas nesse primeiro momento, destacam-se “coronavírus”, “distanciamento social”, “colapso”, “imunização”, “ensino remoto”, “luto”, “medo”, “sobrevivente” e “vacina”, entre outros.

(Com Comunicação UFSM)