Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

UFPR participa de projeto que identifica vocabulário da pandemia

Simone Meirelles     24 de agosto de 2021 - 8h16

Nuvem de palavras da pandemia (crédito UFSM)

A UFPR é uma das instituições participantes do Grupo de Estudos Palavra, Língua e Discurso (Pallind). Coordenado pela professora Verli Petri, da Universidade Federal de Santa Maria, o grupo lançou o Vocabulário da Pandemia do Novo Coronavírus, que está disponibilizado on-line no link https://www.ufsm.br/coronavirus/vocabulario-da-pandemia-do-novo-coronavirus/ . A ideia de criar o vocabulário partiu de uma proposta de contribuição da área das ciências humanas e, de modo especial, dos estudos da linguagem na compreensão e enfrentamento da situação pandêmica do novo coronavírus. A professora Maria Cleci Venturini, da pós-graduação em Letras da UFPR, coordena o bloco sobre “História e memória na pandemia”, juntamente com dois colegas do Instituto Farroupilha e o professor José Carlos Moreira, professor e doutorando em Letras pela UFPR.

A iniciativa faz parte do projeto intitulado “A história das palavras e a dicionarização: ditos e não-ditos em tempos de pandemia no Brasil do século 21”, coordenado pela professora Verli Petri (bolsista de produtividade PQ 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq). Contando com participação de 26 pesquisadores, o projeto tem a colaboração das seguintes instituições parceiras: institutos federais Farroupilha (IFFar) e de Santa Catarina (IFSC), universidades federais da Fronteira Sul (UFFS), do Paraná (UFPR) e do Pampa (Unipampa), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó) e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

O vocabulário é constituído nesta primeira fase por 16 verbetes – a previsão é que ao final sejam 40. As definições foram elaboradas a partir de pesquisas em sites de notícias e comparadas com o que está posto nos dicionários, vocabulários e glossários disponíveis na web. Dentre os verbetes que serão disponibilizadas nesse primeiro momento, destacam-se “coronavírus”, “distanciamento social”, “colapso”, “imunização”, “ensino remoto”, “luto”, “medo”, “sobrevivente” e “vacina”, entre outros.

(Com Comunicação UFSM)

 

 


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR