Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

UFPR participa de projeto que busca memórias cotidianas da pandemia

Amanda Miranda     26 de agosto de 2020 - 17h41

Registrar a cotidianidade das pessoas comuns numa cápsula de memória, constituída por um recurso que tem sido cada vez mais corriqueiro: os áudios de Whats App.  O objetivo do projeto “Arquipélago de memórias: pandemia e vida cotidiana de professores/profissionais da educação, estudantes e pais/mães de alunos (famílias)” é trabalhar com um acervo de vivências e experiências de homens, mulheres e crianças do país todo. A UFPR é uma das instituições envolvidas na iniciativa, capitaneadpela Universidade Federal de Goiás. 

As professoras Gizele de Souza e Andrea Bezerra e a pesquisadora Franciele Ferreira França, do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância e Educação Infantil, estão envolvidas com o desafio. O procedimento é simples: para estar na cápsula, basta acessar um dos links disponíveis no site do projeto e enviar seu relato, em áudio. 

A ideia, segunda Gizele, é obter colaboração do Norte ao Sul, para expressar a diversidade do país e trazer de forma ampla a dimensão do cotidiano de pessoas comuns. Ela conta que a rede surgiu a partir da professora da UFGValdeniza Barra. “Essa colaboração entre instituições parceiras abre uma perspectiva democrática e horizontal de parcerias”, explica. Em 2023, quando a cápsula for finalmente aberta, as universidades que cooperam poderão utilizar os depoimentos como base para diferentes pesquisas. 

De acordo com a professora, a cápsula do tempo também cumpre a função de um legado para a vida futura, produzindo memórias sobre os impactos que a pandemia trouxe e traz para a vida ordinária, para o cotidiano. “Muitas dessas pessoas poderiam estar invisíveis”, destaca. “As pessoas que estarão ali representadas são aquelas com as quais convivemos cotidianamente”.  

O acervo digital de relatos orais não precisa necessariamente ter relação com a vida escolar, embora a plataforma se divida em depoimentos de pais, alunos e professores. A ênfase no aspecto educacional, de acordo com ela, ocorre por ser este um fator que se entrelaça com a vida cotidiana. 

“Material na virtualidade” 

A professora Andrea Bezerra, que também faz parte dos grupos OCUPP e do GPHIE, comenta que a cápsula é simbólica, mas é “material na sua virtualidade”, já que traz depoimentos coletados a partir de uma ferramenta muito utilizada na comunicação entre as famílias e dessas com as escolas: o Whats App. 

Os participantes podem enviar quantos depoimentos quiserem, de até cinco minutos, contando suas vivências e experiências durante a pandemia. A cada período, serão feitos levantamentos sobre o número de áudios coletados e suas respectivas regiões. Depois de aberta a cápsula, será mantido o anonimato daqueles que enviaram o seu material. 

Gizele destaca que o projeto não trabalha com hipóteses. A ideia é justamente deixar com que os relatos falem por , não para um ouvinte, mas para uma cápsula. A franqueza dos depoimentos das crianças, por exemplo, é um aspecto que poderá ser encontrado. “É um projeto de coleta, de recolha de fontes que já tem uma completude em sí”, indica. 

Os desafios futuros também são o pensar e produzir ciência a partir da fala e da experiência das pessoas comuns. “A atividade histórica não tem a função de resolução imediata das coisas da vida”, sinaliza Andrea, que também reforça importância de se produzir possibilidades para tratar da memória coletiva da pandemia. “A finalidade é constituir um acervo para que se compreenda o que vivemos nesse momento, depois de um adormecimento”, afirma.  

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR