UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR participa de projeto que busca memórias cotidianas da pandemia

Registrar a cotidianidade das pessoas comuns numa cápsula de memória, constituída por um recurso que tem sido cada vez mais corriqueiro: os áudios de Whats App.  O objetivo do projeto “Arquipélago de memórias: pandemia e vida cotidiana de professores/profissionais da educação, estudantes e pais/mães de alunos (famílias)” é trabalhar com um acervo de vivências e experiências de homens, mulheres e crianças do país todo. A UFPR é uma das instituições envolvidas na iniciativa, capitaneadpela Universidade Federal de Goiás. 

As professoras Gizele de Souza e Andrea Bezerra e a pesquisadora Franciele Ferreira França, do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância e Educação Infantil, estão envolvidas com o desafio. O procedimento é simples: para estar na cápsula, basta acessar um dos links disponíveis no site do projeto e enviar seu relato, em áudio. 

A ideia, segunda Gizele, é obter colaboração do Norte ao Sul, para expressar a diversidade do país e trazer de forma ampla a dimensão do cotidiano de pessoas comuns. Ela conta que a rede surgiu a partir da professora da UFGValdeniza Barra. “Essa colaboração entre instituições parceiras abre uma perspectiva democrática e horizontal de parcerias”, explica. Em 2023, quando a cápsula for finalmente aberta, as universidades que cooperam poderão utilizar os depoimentos como base para diferentes pesquisas. 

De acordo com a professora, a cápsula do tempo também cumpre a função de um legado para a vida futura, produzindo memórias sobre os impactos que a pandemia trouxe e traz para a vida ordinária, para o cotidiano. “Muitas dessas pessoas poderiam estar invisíveis”, destaca. “As pessoas que estarão ali representadas são aquelas com as quais convivemos cotidianamente”.  

O acervo digital de relatos orais não precisa necessariamente ter relação com a vida escolar, embora a plataforma se divida em depoimentos de pais, alunos e professores. A ênfase no aspecto educacional, de acordo com ela, ocorre por ser este um fator que se entrelaça com a vida cotidiana. 

“Material na virtualidade” 

A professora Andrea Bezerra, que também faz parte dos grupos OCUPP e do GPHIE, comenta que a cápsula é simbólica, mas é “material na sua virtualidade”, já que traz depoimentos coletados a partir de uma ferramenta muito utilizada na comunicação entre as famílias e dessas com as escolas: o Whats App. 

Os participantes podem enviar quantos depoimentos quiserem, de até cinco minutos, contando suas vivências e experiências durante a pandemia. A cada período, serão feitos levantamentos sobre o número de áudios coletados e suas respectivas regiões. Depois de aberta a cápsula, será mantido o anonimato daqueles que enviaram o seu material. 

Gizele destaca que o projeto não trabalha com hipóteses. A ideia é justamente deixar com que os relatos falem por , não para um ouvinte, mas para uma cápsula. A franqueza dos depoimentos das crianças, por exemplo, é um aspecto que poderá ser encontrado. “É um projeto de coleta, de recolha de fontes que já tem uma completude em sí”, indica. 

Os desafios futuros também são o pensar e produzir ciência a partir da fala e da experiência das pessoas comuns. “A atividade histórica não tem a função de resolução imediata das coisas da vida”, sinaliza Andrea, que também reforça importância de se produzir possibilidades para tratar da memória coletiva da pandemia. “A finalidade é constituir um acervo para que se compreenda o que vivemos nesse momento, depois de um adormecimento”, afirma.  

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...