Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Últimas notícias...


Histórico de notícias

UFPR participa de estudo do Rio Paraguai, nas áreas de Meio Ambiente e Desenvolvimento

Celsina Favorito     14 de julho de 2014 - 10h50

Assinatura de convênio entre UFPR e DNIT

Um estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do Rio Paraguai será realizado pela UFPR, por meio do Instituto Tecnológico e Infraestrutura (ITTI). Ele é resultado da parceria firmada entre a diretoria de Infraestrutura Aquaviária do Departamento de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Universidade.

Segundo o professor Eduardo Ratton, que representa a UFPR na coordenação do estudo, a participação da Universidade nesse projeto é fundamental, pois a Instituição possui grande conhecimento na área e vem realizando importantes pesquisas relativas ao Meio Ambiente e Desenvolvimento.

O docente explica que a Hidrovia apresenta uma das melhores condições de navegação atualmente no Brasil. Ele explica que o projeto vai avaliar toda a bacia hidrográfica do Rio, composta pelos rios Cuiabá, São Lourenço, Taquari e Miranda. Será analisada não apenas a questão da navegabilidade, mas também a infraestrutura portuária, importante para o desenvolvimento econômico e social da região Centro-Oeste.

Corredor de Transportes

A Hidrovia do Rio Paraguai atravessa vários países do Mercosul, tendo início no Brasil, em divisa com a Bolívia, e, posteriormente, Paraguai, Argentina e Uruguai. Ela é conhecida como Hidrovia do Mercosul e caracteriza-se como importante corredor de transporte para as trocas comerciais brasileiras, notadamente dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Participaram da solenidade de assinatura do convênio, realizada no dia 8 de maio, o diretor superintendente da Administração da Hidrovia do Paraguai (AHIPAR), Marcos de Souza Martins, o superintendente da AHIPAR, Samuel Ricardo Van Der Laan, o coordenador de Obras Portuárias Delegadas Marítimas do DNIT, Paulo Godoy, o senador do Mato Grosso do Sul, Delcídio do Amaral,Eduardo Ratton, coordenador de projetos do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), e o diretor de 0Infraestrutura Aquaviária do Dnit, Valter Casimiro.

Celsina Favorito, com informações do ITTI


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR