Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

UFPR participa de ações de combate ao coronavírus em parceria com o Governo do Estado

Superintendência de Comunicação Social     27 de agosto de 2020 - 15h55

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) participa do Programa de Apoio Institucional para Ações Extensionistas de Prevenção, Cuidados e Combate à Pandemia do Novo Coronavírus, uma proposta da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti). 

Desde o início da pandemia, estudantes da área de saúde e profissionais recém-formados auxiliaem atividades no Laboratório Central do Estado (Lacen), no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e no Departamento Penitenciário (Depen). Nos últimos dias, a parceria foi ampliada e agora estão também no Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT). 

A seleção e o financiamento das bolsas ficam a cargo da Setida Fundação Araucária, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e da Itaipu Binacional. A orientação dos trabalhos é feita por professores da UFPR. 

Na última terça-feira, dia 25, o superintendente da Seti Aldo Bona acompanhou as atividades de bolsistas que estão no CHT e no Lacen. “Pudemos constatar a satisfação dos gestores e também dos nossos bolsistas, que estão atuando em suas áreas e aperfeiçoando o seu processo de formação”, destacou Bona. 

Equipe da UFPR recebe o Superintendente Aldo Bona no CHT. O hospital possui mais de 140 leitos destinados aos pacientes do Covid-19 e é o local com maior entrada de casos graves da doença em Curitiba. Foto: Divulgação

 

De acordo com a professora do Departamento de Pediatria da UFPR e coordenadora do projeto, Cristina de Oliveira Rodrigues, o trabalho é uma oportunidade para os bolsistas adquirirem experiência profissional: “Percebo que eles são bastante jovens e vêm com o interesse também de realizar pesquisas. É um meio de colaborar com a formação de pessoas altamente especializadas”. NCHT, 39 bolsistadesse projeto contribuem para o combate da pandemia. Já no Lacen, 13 bolsistas auxiliam no diagnóstico dos casos de Covid-19. 

Nos últimos quatro meses, o investimento total no projeto de chegou a R$ 14,5 milhões. As atividades envolvem professores e bolsistas da área de saúde da UFPR e de outras sete universidades estaduais. Nos próximos dias, o convênio com a Seti será ampliado. Estão previstas novas ações orientadas pela UFPR junto ao Instituto Médico Legal (IML)  

Com informações da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná 

 

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR