Ciência e Tecnologia

UFPR/ITTI participa de coleta de lixo do Rio Paraná/MS

Celsina Favorito     30 de junho de 2014 - 12h01

UFPR participa da limpeza do Rio Paraná. Foto: arquivo ITTI

Nada menos que 2331 quilos de lixo foram recolhidos no Rio Paraná, em Três agoas/MS, por 150 pescadores profissionais que integram a Colônia Z-03. Entre os entulhos estão garrafas, sacos e piscina de plástico, porta de geladeira, colchão, pneu e trave de futebol. A atividade, realizada desde 2010, contou nesta 5ª edição com o apoio da UFPR/ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura, que desenvolve projetos na obra da ponte que liga os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

UFPR participa da limpeza do Rio Paraná. Foto: arquivo ITTI

A gincana, realizada na última sexta-feira(27), reuniu, durante quatro horas, os pescadores que foram divididos em equipes. Eles percorreram, de barco, todo o Rio Paraná e os que recolherem maior quantidade de lixo foram premiados pelos organizadores, entre eles, a Construtora A.Gaspar, responsável pela construção da ponte.

ProjetoG-Pontes

O Projeto G-Pontes é uma parceria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) com a UFPR/ITTI para a Gestão Ambiental de obras de implantação de pontes em rodovias federais, com o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais. Atualmente a UFPR/ITTI supervisiona a construção da Ponte sobre o Rio Paraná, na BR-262, entre os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Celsina Favorito, com informações do ITTI