Ensino e Educação

UFPR orienta comunidade acadêmica sobre “Trote sem violência”

Superintendência de Comunicação Social     16 de janeiro de 2019 - 14h22

Com o intuito de inibir atitudes violentas, ofensivas e discriminatórias durante a recepção aos novos alunos da instituição, a UFPR reforça sua campanha “Trote sem violência”. O objetivo é conscientizar os alunos de que a recepção aos calouros é um ritual de integração com os veteranos, e deve ser um momento de alegria – mas que nenhuma violência, física ou simbólica, pode ser tolerada.

As denúncias que eventualmente chegarem à universidade por email ou telefone serão analisadas por um comitê criado especialmente para este fim, e que dará o encaminhamento devido a cada caso – internamente ou, se for o caso, acionando o Ministério Público ou outros órgãos externos.

Criada em parceria pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e a Superintendência de Comunicação da UFPR, a campanha “Trote sem violência” será divulgada por meio de cartazes e pela internet – no portal e na página da UFPR no Facebook. As denúncias podem ser feitas por email (alertatrote@ufpr.br) ou pelo telefone (41) 3888-7774.

“No Brasil há uma tradição antiga de trotes violentos. Mas esse é um momento de alegria, integração e aprendizado. Desejamos que a UFPR seja cada vez mais inclusiva e acolhedora, por isso é importante conscientizar a comunidade, para garantir que os nossos novos alunoes e alunas se sintam confortáveis dentro da instituição”, afirma a pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFPR, Maria Rita de Assis César.

A PRAE solicita que as denúncias sejam encaminhadas com informações sobre local, data e hora da ocorrência, o tipo de violência verificado e, se possível, identificação do denunciante e dos suspeitos de praticar a violência.