Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

UFPR oferece oficina de culinária com plantas alimentícias não convencionais durante o 3º HortPANC, em Curitiba

Simone Meirelles     1 de outubro de 2019 - 13h40

A UFPR estará presente na 3ª edição do Encontro Nacional de Hortaliças Não Convencionais (HortPANC), que acontece de 15 a 17 de outubro em Curitiba. O projeto de extensão universitária Horto Agroflorestal Sabores e Saberes irá oferecer durante o evento uma Oficina de Cozinha PANC.

As plantas alimentícias não convencionais (PANCs), conhecidas também como plantas tradicionais ou plantas ruderais, são espécies mais rústicas e com alto grau de resiliência. Promover a troca de conhecimento e o resgate popular no uso das PANCs no preparo de alimentos é muito importante para auxiliar na diversificação e soberania alimentar. A oficina de Cozinha PANC mostrará algumas receitas rápidas e práticas com uso de PANCs.

Usada na culinária goiana, a taioba é exemplo de PANC. Foto: David Stang/Wikimedia Commons

​A oficina será no dia 15, com duas turmas, das 8 às 12 e das 13h30 às 17h30, no Laboratório de Frutíferas, no Departamento de Ciências Florestais na UFPR ( Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 – Jardim Botânico, Curitiba – PR ). Será conduzida pela professora Rozimeiry G. Bezerra Gaspar, do Departamento de Ciências Florestais na UFPR e responsável pelo Projeto de Extensão Universitária Horto Agroflorestal Sabores e Saberes, que incentiva o uso de espaços urbanos e periurbanos para cultivo de alimentos e plantas medicinais. Além dela, também Ana Paula Silveira, técnica em agropecuária, especialista em comidas vegetarianas e PANC, colaboradora ativa do Horto Agroflorestal Sabores e Saberes.

​As inscrições para o curso custam R$ 60 e podem ser feitas no seguinte link. 

E no dia 17 de outubro, os participantes do HortPANC irão visitar o projeto de extensão universitária Horto Agroflorestal Sabores e Saberes.

Para saber mais sobre a HortoPANC basta acessar https://www.hortopanccuritiba.com.br.