Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR oferece curso sobre solos para professores da rede pública do interior do Paraná

Aula presencial e prática integra o curso a distância oferecido pela UFPR (foto arquivo)
Aula presencial e prática integra o curso a distância oferecido pela UFPR (foto arquivo)

O solo é um componente dos ambientes agrícolas e urbanos, indispensável à vida terrestre e aos cultivos agrícolas. Todavia, este recurso natural frequentemente é apresentado dissociado da realidade local no ensino fundamental e médio. Em matérias como Ciências, Geografia e Biologia este conteúdo é apresentado de forma fragmentada e sem relação com o cotidiano dos estudantes das escolas da região sudoeste do Paraná. Esta falta de percepção sobre o solo gera desconhecimento sobre situações como erosão, compactação, redução da qualidade da água dos rios, assoreamento e enchentes.

Para melhorar este quadro, está sendo desenvolvido um trabalho conjunto entre o Programa de Extensão Universitária Solo na Escola da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Secretaria Estadual de Educação do Paraná.  Com isso, os professores da região sudoeste do Paraná têm a oportunidade de realizar formação continuada na área de solos.

O Programa Solo na Escola/UFPR já realizou mais de 30 cursos de formação continuada em solos para professores de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral Paranaense. Mas, pela primeira vez, o curso será levado ao interior do estado, contemplando docentes da rede pública estadual dos Núcleos Regionais de Educação de Dois Vizinhos e Pato Branco, em uma ação que começou em setembro e se estende até novembro deste ano.

O curso foi montado durante vários meses pela equipe de professores do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR e as Coordenações de Audiovisual, EaD e Web e Produção Multimídia da Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais da SEED-PR. Foram aprimorados e diagramados materiais didáticos, produzidos vídeos e desenvolvido o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) adequados às especificidades deste curso, que está sendo ofertado na modalidade Educação à Distância (EaD).

O curso abrange vários temas ao solo como: valorização do solo, composição e contaminação, perfil e morfologia, solos do Paraná, fertilidade e ciclo dos nutrientes, biologia, conservação, e solo e água em bacias hidrográficas. Estes são temas pontuados em diversas matérias da educação básica, como Ciências, Geografia, Biologia e Química.

Além das apostilas, vídeos e material didático de apoio, os participantes ainda terão a oportunidade de participar de uma atividade de campo presencial, que contará com a colaboração de professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) dos campi de Dois Vizinhos e Pato Branco, a qual irá complementar o conteúdo do curso.

Esta experiência no sudoeste do Paraná é um projeto piloto, que pretende ser ampliado para outras regiões do estado a partir de 2017. É uma forma de disseminar a informação científica sobre o solo, para os professores que já estão atuando na rede pública de ensino, aproveitando a experiência de mais de 13 anos do Programa Solo na Escola/UFPR na popularização da ciência do solo.

Aula prática sobre solos
Aula prática sobre solos

Para atender os professores da região também está sendo elaborada uma cartilha sobre os solos da região sudoeste do Paraná, em uma parceria entre professores da UTFPR e do Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. A publicação deverá estar disponível para o público em breve.

Além do curso, o Programa Solo na Escola/UFPR oferece diversos materiais (cartilhas, livros, banners, vídeos) disponíveis para auxiliar o ensino de solos em sala de aula, que podem ser acessados na página do mesmo (www.escola.agrarias.ufpr.br).

Contatos: Programa Solo na Escola/UFPR, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR, Rua dos Funcionários, 1540, Curitiba, PR. Telefone (41) 3350-5603. Site: escola.agrarias.ufpr.br. Fan page: facebook.com/solonaescola.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...