Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

UFPR oferece à comunidade acadêmica suporte e capacitação sobre ensino remoto

Superintendência de Comunicação Social     29 de maio de 2020 - 9h27

Em nota técnica, a comissão de acompanhamento e controle de propagação do novo coronavírus na UFPR apontou que as projeções futuras da covid-19 no Brasil indicam que um número alto de novos casos deve ocorrer pelo menos até agosto. É possível que as medidas de distanciamento social, efetivas para reduzir a disseminação da doença e achatar a curva, não permitam zerar a transmissão no estado do Paraná enquanto não houver uma vacina eficiente disponível. Por isso, a comissão avalia que a circulação do vírus pode se estender ainda por muitos meses e não consegue prever uma data em que seria seguro retomar as atividades acadêmicas presenciais na universidade.

Entre as orientações relacionadas na nota está a recomendação para estudar todos os cenários e preparar professores, técnicos e alunos para decisões que eventualmente sejam tomadas pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (Cepe) da UFPR. “No momento estamos estudando alternativas, buscando apoio técnico e debatendo com todos os setores, departamentos e coordenações de curso, sempre respeitando a autonomia pedagógica. São mais de 140 cursos, em diversos campi no Paraná, com realidades distintas, acadêmicas e sociais, que estamos levando em conta”, declara o reitor, Ricardo Marcelo Fonseca.

Uma das providências já colocada em prática é a inclusão digital de estudantes. O plano, desenvolvido pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), pretende disponibilizar computadores e acesso à internet para alunos que não disponham desses recursos. Os docentes também precisam de suporte e capacitação sobre o letramento digital e, pensando nisso, a Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância (Cipead) criou o Saberes On-line na Pandemia, um portal que reúne informações sobre iniciativas formativas, serviços de apoio pedagógico e tutoriais para atividades remotas emergenciais.

Capacitação

Por meio do Saberes On-line na Pandemia, os docentes têm a oportunidade de aprender a lidar com as peculiaridades do Ensino Remoto Emergencial (ERE) participando de cursos e oficinas, assistindo a tutoriais, interagindo com a equipe pedagógica da Cipead e se inteirando sobre o ambiente de aprendizagem da UFPR.

Segundo a coordenadora da Cipead, Maria Josele Bucco Coelho, o programa de formação para o letramento digital pensado especialmente para o período da pandemia é dividido em duas partes: vivências formativas e organização de plataformas virtuais. “O primeiro item contempla cursos a distância com uma carga horária de 45 horas e web oficinas. O segundo é composto por informações e tutoriais sobre o ambiente de aprendizagem da UFPR; acesso aos MOOCs (cursos on-line abertos e massivos) ofertados pela Cipead; e uma central de libras para inclusão da comunidade surda”.

Os cursos à disposição abordam temas como educação híbrida, práticas docentes com recursos tecnológicos, jogo digital na EaD, ambientes virtuais de aprendizagem e acessibilidade no ambiente institucional. Já as oficinas têm carga horária de quatro horas e tratam sobre o uso de recursos digitais e o papel pedagógico dos professores, modelos de educação híbrida, netiqueta e dicas de comunicação on-line, entre outros assuntos relacionados à educação remota.

Produzidos pelo laboratório de design educacional da Cipead e ofertados em parceria com a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), os cursos já têm, nessa primeira fase, inscritos de todos os setores e campus da UFPR, totalizando 230 matriculados no curso “Práticas docentes com recursos tecnológicos” e 308 no “Educação Híbrida”. Estão previstas, ainda, mais quatro turmas. Nas web oficinas, inscreveram-se, até o momento, 224 pessoas.

Suporte

A UFPR virtual é uma versão redesenhada da plataforma acadêmica Moodle, pensada e desenvolvida para funcionar como um campus virtual da universidade. Ela será gradativamente integrada ao Siga e aos demais sistemas da Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd). Nela a comunidade acadêmica encontra um espaço customizado com salas virtuais para as disciplinas dos cursos presenciais; um espaço virtual para ofertar cursos de extensão e capacitação na modalidade EaD ou híbrida; salas virtuais para desenvolver os trabalhos de grupos de estudos, pesquisa, extensão ou outros programas institucionais; além de tutoriais – técnicos e pedagógicos – para auxiliar a comunidade docente no uso dos recursos desse ambiente virtual emergencial de aprendizagem.

Com a UFPR Aberta, a comunidade externa e os estudantes podem ter acesso a diferentes cursos ofertados pela instituição desenvolvidos a partir dos Recursos Educacionais Abertos (REAs). A Cipead já colocou à disposição o curso “H5P – Produzindo vídeos interativos” e, em seguida, disponibilizará os cursos de “Práticas Educacionais Abertas” e “Recursos do Moodle para alunos”.

A Clibras Aberta é uma plataforma web que está sendo implantada para a comunicação entre surdos e ouvintes por meio de acesso a uma central de intérpretes. Trata-se de uma solução modular, escalável, flexível e adaptável ao ambiente presencial e EaD desenvolvida a partir do padrão WebRTC – permite que os navegadores executem aplicações de chamada telefônica, vídeo chat e compartilhamento P2P sem a necessidade de plug-ins. Em breve estará à disposição.

Outro recurso ofertado aos docentes é a sala de assessoria pedagógica on-line que é uma estratégia com o objetivo de humanizar o ensino on-line, buscando discutir e sistematizar a potencialidade dos recursos tecnológicos educacionais que são entendidos, também, como meios de aproximação e pertencimento. “É uma sala de atendimento em que as técnicas em assuntos educacionais e pedagogas da Cipead tiram dúvidas sobre o uso de recursos tecnológicos educacionais e sobre o ensino remoto emergencial (ERE)”, esclarece Maria.

Além de todas essas ferramentas, o portal também disponibiliza tutorias sobre reuniões on-line, recursos para docência, compartilhamento de tela e outras instruções que visam facilitar o dia a dia acadêmico-administrativo.

Acesse os recursos:

Saberes On-line na Pandemia

UFPR Aberta

UFPR Virtual

Sala de assessoria pedagógica

Tutorias

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao novo coronavírus


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR