UFPR monitora água dos rios de Mato Grosso do Sul

Bióloga realiza coleta de água - Foto: ITTI

Entre os dias 16 e 18 de julho uma equipe do Instituto Tecnológico de Transporte e Infraestrutura da UFPR esteve no Mato Grosso do Sul para realizar a quinta campanha do Programa de Monitoramento da Qualidade da Água. As biólogas Sandra Martins Ramos e Marcela Sobanski coletaram amostras de água de rios e vazantes ao longo da rodovia BR-262 no trecho de 284,2 km que liga as cidades de Anastácio a Corumbá.

O programa tem por objetivo detectar alterações na qualidade da água que possam estar relacionadas às obras na rodovia e as coletas de água são realizadas em dez pontos entre rios e vazantes. Entre esses locais estão os rios Paraguai e Miranda, conhecidos pela abundância de peixes, o que atrai diversos pescadores de todo o Brasil.

Além da coleta de água, realizada pela equipe interna da UFPR/ITTI, todas as análises dos parâmetros bacteriológicos e físico-químicos também serão realizadas pela Universidade Federal do Paraná, no Laboratório de Pesquisas Hidrogeológicas, vinculado ao Departamento de Geologia do Setor de Ciências da Terra. O laboratório executa as análises com equipamentos modernos e pessoal altamente treinado, de acordo com padrões exigidos internacionalmente, dando suporte analítico não apenas às pesquisas acadêmicas desenvolvidas na UFPR, mas também às demandas do setor industrial e da comunidade.

coleta de água

O Projeto de Gestão Ambiental das Obras de duplicação na rodovia entre Anastácio e Corumbá é realizado pela Universidade Federal do Paraná por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura através de cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) , com o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais.

texto da Assessoria de Imprensa do ITTI