Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR mantém liderança entre as universidades paranaenses na média geral do Índice Geral de Cursos (IGC) do Inep

A UFPR manteve em 2016 a mesma nota (4 em uma escala que vai de 1 a 5) verificada no ano anterior pelo Índice Geral de Cursos (IGC), um dos conceitos relacionados a instituições de ensino superior verificados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A nota 4 permaneceu a maior entre as 16 universidades paranaenses avaliadas (públicas e privadas), sendo obtida por 11 delas. Os resultados foram divulgados pelo Inep no último dia 4.

No quesito IGC Contínuo, que equivale à média geral das universidades no IGC e embasa o enquadramento nas faixas de conceito (1 a 5), a UFPR obteve a maior média entre as universidades paranaenses — 3,7486. Foi a mesma situação ocorrida no ano anterior, quando a média da UFPR foi 3,7496.

No IGC de 20126, a UFPR aumentou conceito que indica qualidade dos cursos de graduação. Foto: Samira Chami Neves / Sucom UFPR, BD, 20/11/2015

Ainda na comparação com o IGC medido em 2015, a UFPR conseguiu, em 2016, aumentar a variável Conceito Médio da Graduação, que passou de 3,0825 para 3,0983. Esse conceito é uma média ponderada dos conceitos preliminares de curso (CPCs) e é usado pelo Inep para indicar a qualidade geral dos cursos de graduação da instituição.

O IGC avalia anualmente a qualidade de todos os cursos oferecidos pela instituição, seja na graduação ou na pós-graduação. Para isso, considera as médias dos três últimos CPCs do Inep e a avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) voltada a cursos de pós-graduação.

Nota Técnica 39/2017, do Inep, especifica como é feito o cálculo do IGC, que pondera ainda informações como o número de matrículas (estudantes cursando ou formandos/titulados) nos cursos de graduação e de pós-graduação.

Das 229 universidades avaliadas pelo Inep no IGC 2016 que tiveram notas divulgadas, 12 obtiveram conceito 5 (5,2%%); 86, conceito 4 (37,5%); e 130, conceito 3 (56,7%). Para obter conceito 5 no IGC, a instituição precisa ter IGC Contínuo igual ou superior a 3,945.

CPC

Divulgado no fim de novembro, o mais recente Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Inep foi calculado a partir de dados apurados em 2016. O ciclo em questão avaliou cursos de graduação de bacharelado e licenciatura nas áreas de Saúde, Ciências Agrárias e afins; e eixos tecnológicos nas áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança.

Na UFPR, foram avaliados os cursos de Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia, nos campi de Palotina, Curitiba e Matinhos.

Os conceitos referentes a esses cursos ficaram entre 3 e 4, sendo que os cursos de Enfermagem e de Medicina subiram a nota de 3 para 4 na comparação com o ciclo anterior dessas áreas, apurado em 2013.

De acordo com a Nota Técnica 38/2017, o CPC é calculado por meio de variáveis como a nota dos estudantes concluintes do Enade e a titulação dos professores e seu regime de trabalho. Também usa dados refentes ao Questionário do Estudante, que é preenchido por alunos que prestam o Enade. O questionário aborda perguntas sobre organização didático-pedagógica, infraestrutura, instalações físicas e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional que estudantes percebem em seus cursos. Para que o CPC seja calculado, é preciso que o curso possua pelo menos dois graduandos participando do Enade.

Para apurar o IGC 2016, o Inep usou dados dos CPCs de 2016, 2015 e 2014 das instituições de ensino superior, fechando as três etapas que compreendem as áreas de graduação.

Em 2018, serão divulgados os dados apurados em 2017, ano em que o CPC abrange bacharelados e licenciaturas das áreas de Ciências Exatas, Licenciaturas e áreas afins; e eixos tecnológicos nas áreas de Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Industrial.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...