Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

UFPR Litoral promove o III Simpósio de Desenvolvimento Territorial Sustentável

Superintendência de Comunicação Social     8 de novembro de 2019 - 12h49

O III Simpósio de Desenvolvimento Territorial Sustentável teve início na tarde de quarta-feira (06/11), no auditório da UFPR Litoral, em Matinhos. O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS), que foi criado há cinco anos no Setor Litoral. A mesa de abertura foi composta pelo pró-reitor de pós graduação e pesquisa (PRPPG), Francisco de Assis Mendonça, o diretor do Setor Litoral, Renato Bochicchio, e o coordenador do PPGDTS, Rodrigo Rossi Horochovski.

Para o diretor do Setor Litoral, há uma forte adesão do programa aos princípios e compromissos da UFPR com a região do litoral. “O Programa trabalha com as problemáticas socioambientais, dialogando com questões que envolvem o território, na perspectiva de desenvolvimento local. Pensamos na lógica de fazer ‘com’ os atores locais, que é a nossa missão no Setor Litoral. Investimos em uma atuação permanente e diretamente articulada com as comunidades locais”, declarou. Para ele, o evento é um momento de produção do debate, do conhecimento e de apresentar os avanços da ciência. “O PPGDTS é um programa que dialoga muito com outros da mesma área, tanto na UFPR como do país inteiro”.

O pró-reitor, Francisco Mendonça, desejou a todos um excelente evento e elogiou a atuação do Setor Litoral e da atual gestão. Segundo ele, são trabalhos assim que a Universidade precisa para continuar democrática, aberta, inclusiva e de qualidade.

Conferência de abertura: A construção do território brasileiro

A conferência de abertura foi ministrada pelo professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o historiador José Augusto Pádua, que é especialista em história ambiental e política ambiental, temas sobre os quais deu cursos, proferiu conferências e participou de trabalhos de campo em mais de 40 países. Pádua também integrou colégio de consultores na criação do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, do qual é membro do comitê científico. Ainda é membro do conselho editorial dos periódicos Ambiente e Sociedade, Environment and History, Ecologia Política, Global Environment, História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Oecology: International Review of Environmental History e Revista de História Regional.

No III Simpósio, ele abordou o tema “A construção do território brasileiro: uma leitura na perspectiva da história ambiental”. Pádua afirmou que “a história ambiental é a história do ser humano com o mundo, trazendo o mundo com todos os elementos, com todas as redes para a história humana”. Segundo ele, a história humana não está flutuando acima do território, ela está indo junto com toda a diversidade de elementos físicos e biológicos. “É muito importante recusar essa ideia de território abstrato e passivo, porque a gente ainda tem uma ideia de o que a sociedade humana vai construindo e o território aceita. Sabemos que não é assim”, enfatizou.

O Simpósio segue até sexta-feira (8), com conferências, mesas de discussões e grupos de trabalho.

SECOM | UFPR Litoral


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR