Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

UFPR Litoral começa a produzir máscaras de proteção em impressoras 3D para profissionais de saúde

Superintendência de Comunicação Social     6 de maio de 2020 - 18h06

Entre as ações da campanha “O vírus é contagioso, mas a solidariedade é contagiante”, a UFPR Litoral inicia nesta semana a produção de protetores faciais. A UFPR dividiu o trabalho por regiões, em seus diversos campi, para suprir demandas locais. Assim, a UFPR Litoral começa a sua produção com uma impressora cedida pelo campi de Jandaia do Sul. Integram a equipe local de produção os professores Emerson Joucoski, Luciana Ferreira, Carla Ruschmann e Luciano Huergo.

Laboratórios dos diferentes campi da UFPR estão participando de uma ação integrada para a impressão de equipamentos utilizados como proteção de equipes de saúde à frente da pandemia de coronavírus. Nas impressoras 3D da instituição são produzidas as estruturas para as máscaras, recurso indispensável para enfermeiros e médicos no atendimento de pacientes suspeitos ou contaminados pelo vírus.

Segundo a direção da UFPR Litoral, ainda serão adquiridos, em breve, com recursos realocados pelo Setor e outras fontes de recursos da UFPR para ações relacionadas à pandemia, pelo menos mais uma impressora 3D, um cortador a laser e fios de acetato, que servem de insumo para a produção para atender das demandas prospectadas. “As máscaras produzidas na UFPR Litoral serão destinadas a atender às demandas do Hospital de Clínicas da UFPR, em Curitiba; a equipe de produção de álcool da UFPR Litoral; as secretarias municipais do litoral; e o Hospital Regional de Paranaguá”, declara a direção.

Campanha

Esta é uma ação em sinergia entre campi avançados, uma vez que as carências encontradas nos municípios do interior são, por muitas vezes, maiores que as das capitais. Como conta o professor José Eduardo Padilha de Sousa, vice-diretor do campus da UFPR em Jandaia do Sul, “o projeto começou em Jandaia, paralelamente a um grupo da UFPR em Curitiba, que organizou a produção de mascaras para o Hospital das Clínicas”. Segundo Padilha, o interior do estado abriga as regiões mais sensíveis do ponto de vista financeiro e da falta de recursos e equipamentos para saúde, principalmente de IPIs, como é esta máscara.

Para ele, com a produção dos equipamentos e distribuição para a rede pública de saúde, os campi fora da sede demonstram de fato seu papel. “Acredito que o impacto que podemos causar é muito expressivo. Hospitais pequenos que não têm condições de adquirir esses materiais agora vão recebê-los de um campi da UFPR, mostrando a importância de unidades da universidade pública fora dos grandes centros”, explica o professor.

“Os campi fora de sede da UFPR estão em uma sinergia muito forte. Estamos colaborando mutuamente para aprimorar o projeto e o uso desses equipamentos. Muitas vezes, a estrutura para o atendimento em saúde no interior não tem a devida atenção e nós estamos fazendo isso, dando essa atenção”, concluiu Padilha.

(Por Secom/Litoral)

Mais informações sobre a campanha aqui

Colabore neste link

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao novo coronavírus


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR