Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR leva orientação ambiental a catadores de Cruzeiro do Oeste

Parceria entre a UFPR, o Departamento Nacional em Transportes e Infraestrutura (Dnit), resultou em uma oficina para pessoas que trabalham com o lixo reciclável em Cruzeiro do Oeste, na Região Noroeste do Estado. Os trabalhadores da Associação de Materiais Recicláveis, uma cooperativa que desde 2005 busca oferecer condições de trabalho mais favoráveis aos recicladores associados do Projeto Barracão.

Durante o encontro, os integrantes discutiram a relevância da reciclagem, a relação entre o ser humano e o meio ambiente, alguns aspectos do consumo e da produção de lixo, bem como a função dos recicladores para a manutenção da limpeza do município.

“A industrialização cria necessidades de consumo cada vez mais sofisticadas, principalmente por meio da publicidade. Assim se descartam muitos bens que se transformam em lixo, gerando problemas para o meio ambiente. Nesse cenário surge o papel dos recicladores como importantes atores sociais, porque são os responsáveis pela separação do lixo reciclável e promovem a remoção e destinação dos resíduos, ao mesmo tempo geram renda familiar”, explicou a socióloga e palestrante da oficina, Izabel Liviski.

A socióloga reuniu uma série de imagens ligadas à temática ambiental e dividiu os trabalhadores em grupos menores, cada um deles responsável pela interpretação de uma imagem específica. O objetivo foi que os participantes pudessem ter subsídios para pensar sobre a produção e distribuição de bens sociais, a relação disso com o setor de publicidade e a decorrente produção de lixo.
“Com isso, pudemos analisar a importância da preservação ambiental e avaliar o papel da reciclagem nesse contexto, além de auxiliar no desenvolvimento de uma consciência cidadã a partir da valorização do papel desempenhado pelos profissionais de reciclagem”, complementa a palestrante ao falar sobre o uso de imagens como recurso didático.

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...