Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR leva ciência para crianças do Hospital Pequeno Príncipe

Tiago Maciel Branco, paciente do hospital, observa exemplar de escorpião amarelo - Foto: Rodrigo Juste Duarte
Tiago Maciel Branco, paciente do hospital, observa exemplar de escorpião amarelo - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Com uma conversa sobre controle de pragas domésticas, foi inaugurado oficialmente nesta quarta-feira (19) o projeto Roda de Ciência, uma parceria entre a UFPR e o Hospital Pequeno Príncipe, maior complexo pediátrico de média e alta complexidade do país. No bate-papo, o professor do Departamento de Química da UFPR Francisco de Assis Marques ensinou para crianças métodos simples de controle da proliferação da aranha-marrom, do escorpião amarelo e do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

O evento foi o primeiro de uma série de encontros que os pacientes do Pequeno Príncipe devem ter com pesquisadores de diversos departamentos da UFPR. “O trabalho do pesquisador não se resume a publicar artigos em periódicos internacionais”, diz Marques, idealizador da iniciativa. “Quem faz ciência precisa interagir com o mundo real.”

Thiago Maciel Branco, de 6 anos, interagiu o tempo todo com Marques. “Gostei muito do professor”, disse o paciente, que garantiu não ter medo de aranhas. Luísa Pereira, de 9 anos, achou importante alguns alertas feitos pelo pesquisador. “Não sabia que a maioria dos acidentes com aranha-marrom ocorre quando a vítima está dormindo”, contou.

Francisco de Assis Marques, do Departamento de Química da UFPR, fala sobre controle de pragas com as crianças - Foto: Rodrigo Juste Duarte
Francisco de Assis Marques, do Departamento de Química da UFPR, fala sobre controle de pragas com as crianças - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Além de falar de maneira geral sobre o combate a insetos e aracnídeos em residências, o químico apresentou resultados dos experimentos que desenvolve com pesticidas contra aranha-marrom de origem natural e de baixa toxicidade. Uma forma de estimular nas crianças o interesse pela pesquisa. “Alguns alunos de escolas públicas onde dei palestras se tornaram meus estudantes na UFPR”, comenta.

No caso do projeto realizado no Pequeno Príncipe, o Roda de Ciência busca outros resultados além da educação científica. “Sabemos que esse tipo de evento gera efeitos na recuperação das crianças, que geralmente não tem contato com pessoas além da equipe médica e da família.” Da conversa desta quarta-feira participaram cerca de 30 pessoas, entre crianças e seus familiares, professores e funcionários do hospital. Ainda não há tema ou data definida para a próxima edição do projeto.

Célio Yano

Sugestões

Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...