Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Últimas notícias...


Histórico de notícias

UFPR leva apresentações culturais para a rua nesta quinta-feira (16)

Superintendência de Comunicação Social     14 de maio de 2019 - 14h34

A programação da semana de mobilizações contra os cortes na educação segue nesta quinta-feira (16) com uma série de atividades culturais. O movimento “UFPR + Cultura na rua” terá apresentações de grupos artísticos da UFPR, aulas abertas, intervenções públicas e exposições.

Às 10 horas, o Departamento de Artes da UFPR promoverá aulas abertas de Arte na Praça Santos Andrade. Serão ministradas aulas de Desenho – representação coletiva do espaço público; de Modelagem – escultura e espaço público, e estudos em argila.

O Prédio Histórico receberá, entre 10h15 e 11h30, a intervenção “Arte para quê?”, incluindo conversa com professores e alunos do curso de Artes Visuais, artistas e comunidade sobre arte e seu ensino na universidade. Simultaneamente serão realizadas visitas, a cada 30 minutos, às exposições do Museu de Arte da UFPR (MusA) acompanhadas por alunos e professores.

Os grupos artísticos da UFPR estarão nas ruas a partir das 12 horas, nas escadarias do Prédio Histórico da UFPR e na Praça Santos Andrade, reunidos em suas diversidades de linguagens e processos, em apresentações de trechos de obras dos repertórios, em defesa da universidade pública. Participam das ações artísticas o grupo de Coro; Orquestra Filarmônica; Téssera – Companhia de Dança; Companhia de Teatro e Grupo MPB.

Às 12h30, também se apresentam o Coro e a Orquestra do Departamento de Artes, formada por membros da Orquestra Filarmônica, estudantes da graduação e da pós-graduação do DeArtes e convidados.

Em seguida o Grupo de Choro do DeArtes traz um repertório variado e interpretado com uma sonoridade atual, incluindo peças de Jacob do Bandolim, ícone da cultura musical, cujo 100º aniversário de nascimento é comemorado neste ano. O grupo faz parte do Projeto de Extensão “Práticas Musicais para a Comunidade no DeArtes 2.0”, desde 2011, vinculado à disciplina de Prática de Conjunto Musical VII.

Programação DeArtes – período vespertino

As ações da tarde ocorrem no Departamento de Artes da UFPR. A partir das 14 horas haverá uma oficina de arte colaborativa e, às 17 horas, uma visita guiada ao Departamento de Artes.

A programação conta também com uma mediação da exposição Artifício Invisível, às 18h30.

Serviço

Departamento de Artes – Rua Coronel Dulcídio, 638 – Batel
Prédio Histórico da UFPR – Praça Santos Andrade, 50 – Centro

Semana de mobilizações

A semana termina com um grande ato pela educação no Teatro da Reitoria, na sexta-feira (17), entre 11 e 13 horas.

Na segunda-feira (13), o reitor Ricardo Marcelo Fonseca recebeu senadores e deputados federais paranaenses para uma reunião sobre os cortes dos recursos da instituição.

Estudantes saíram às ruas de Curitiba e do interior do estado, na terça-feira (14), para apresentar projetos, pesquisas e atividades desenvolvidas pela UFPR.

A Praça Santos Andrade recebeu a mobilização de quarta-feira (15), com a participação de entidades representativas, movimentos sociais e comunidade acadêmica.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR