Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

UFPR lança programa de promoção da convivência familiar para apoio em isolamento social

Superintendência de Comunicação Social     11 de maio de 2020 - 18h18

O “#DIGAemCasa” é um programa do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para apoiar educadores, pais e pessoas que cuidam de crianças no desafio para aprender e conviver. A ideia é disponibilizar gratuitamente materiais e oficinas online para harmonizar o convívio durante o período de isolamento social. Os recursos foram pensados com ênfase ao acesso em casas com ou sem acesso a recursos digitais. Para receber os materiais, é necessário se registrar no programa neste link.

Bianca Nicz, consultora de pesquisa do Diga, psicóloga e doutoranda em Educação pela UFPR, explica que o programa ajuda não só as crianças, mas também os adultos. “A proposta é ajudá-los na resolução de conflitos da maneira mais pacífica possível. O objetivo é transformar os contextos que a criança está inserida: seja na escola, na rua, e, nesse momento, em casa”.

Ainda segundo a consultora, o programa busca capacitar pessoas para resolver questões conflituosas. “O objetivo é fazer com que cada um tenha noção do seu papel e de sua contribuição dentro dessa comunidade, além de formar pessoas que desenvolvam consciência pró-social”.

Coordenador do projeto e professor do Setor de Educação, Josafá Moreira ressalta que o programa enfatiza a promoção da responsabilidade social, que envolve empatia, inclusão e entender as necessidades dos outros e as consequências das suas ações. “Não adianta olharmos apenas os benefícios individuais, porque nossas ações têm impacto coletivo. Importante é travar um diálogo com a comunidade. O ‘#DIGAemCasa’ nasce desse diálogo e como expressão de um compromisso de uma universidade que usa seu conhecimento e suas habilidades para o bem da sociedade”, diz.

O Diga

O “#DIGAemCasa” é uma extensão do programa Diga. A iniciativa da UFPR começou em 2019, com o objetivo de desenvolver uma linguagem comum na escola e na comunidade sobre como lidar com conflitos, capacitar profissionais para utilizar estratégias de aprendizagem socioemocional e melhoria da convivência, além de promover melhores relações entre estudantes, profissionais e famílias.

O Diga é a adaptação brasileira do programa WITS, desenvolvido no Canadá. A sigla Diga busca orientar sobre ações para alcançar a proposta do programa: Dialogue, Ignore, Ganhe distância, Ache ajuda. Ao todo, 60 escolas de Curitiba e região metropolitana foram selecionadas para testar a eficácia do programa. A equipe procura novas parcerias para ampliar a disponibilidade de recursos para mais escolas do Brasil. Para saber mais sobre o Diga, clique aqui.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus

Por Breno Antunes da Luz
Sob supervisão de Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR