UFPR lança, em fevereiro, edital simplificado para graduações em Jandaia, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná

*Notícia atualizada em 31 de janeiro – período de inscrições estendido
*Notícia atualizada em 7 de janeiro – inclusão de hiperlink para edital e página de acompanhamento do processo

Por meio de uma ação conjunta da Diretoria de Desenvolvimento e Integração dos Campi (Integra), das direções dos campi do interior e do litoral, da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) e do Núcleo de Concursos (NC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), será lançado, no próximo dia 6, edital do Processo Seletivo Simplificado para atender os Campi Avançados.

Os interessados devem atentar para o prazo de inscrições: ele inicia na data da publicação do edital e termina em 15 de fevereiro. O curto período deve-se à proximidade do início das aulas, em 20 de março. A iniciativa inédita visa aumentar a eficiência na ocupação das vagas ofertadas pela Federal do Paraná.

De acordo com o professor Renato Bochicchio, diretor da Diretoria de Desenvolvimento e Integração dos Campi, desde 2016 os campi e setores da universidade no interior e no litoral acompanham uma tendência de queda na procura dos cursos de graduação. O gestor pontua que o fenômeno atinge a maioria das universidades públicas brasileiras.

“Esse comportamento é multifatorial, podendo ser, em parte, explicado pela perda progressiva de renda da classe trabalhadora; aumento exponencial de oferta de cursos EaD de baixo custo de faculdades particulares; ataques simbólicos severos às universidades e à ciência em anos anteriores; saturação de empregabilidade e baixa remuneração de parte das profissões dos cursos ofertados”, esclarece.

O reflexo desse processo, segundo o gestor, resulta em um número significativo de cursos com excedentes de vagas desocupadas. “O problema atinge muitos cursos da capital, e parte importante das graduações ofertadas em quatro dos cinco campi da UFPR fora de Curitiba”, afirma Renato.

Segundo o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, professor Julio Gomes, a ação poderá vir a ser estendida a todos os setores da UFPR nos próximos anos. O docente celebra a união de esforços envidados na realização do projeto. “Agradeço a todos os envolvidos na discussão e na elaboração do processo que, em um prazo muito reduzido, permitiu viabilizar a iniciativa. Ela constitui uma experiência de simplificar e diversificar os processos de ingresso na Universidade, com o objetivo de ocupar o maior número possível de vagas oferecidas.”

Os gestores, docentes e técnicos que participam da equipe responsável pela iniciativa partiram do entendimento de que há contingente acumulado de estudantes que têm interesse pelos cursos de graduação dos campi e setores da instituição no interior e no litoral – e que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova é um canal de acesso a cursos de graduação com vagas remanescentes.

O edital, que será divulgado na próxima segunda-feira (6), oferece vagas para cursos em Jandaia do Sul, Pontal do Paraná, Matinhos e Palotina. O diretor da Integra destaca o compromisso da UFPR em produzir políticas para fortalecer internamente a democratização do acesso ao ensino superior e minimizar impactos dos ataques às universidades públicas brasileiras ocorridos nos últimos anos.

Acompanhe o processo seletivo pela página no site do Núcleo de Concursos.