Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

UFPR lança edital de fluxo contínuo para empréstimo de computadores a estudantes durante a pandemia

Superintendência de Comunicação Social     24 de julho de 2020 - 18h54

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou, em julho, o resultado dos primeiros editais para empréstimo de computadores e serviço de internet para alunos sem acesso digital durante a pandemia de covid-19. Um segundo edital, de fluxo contínuo, foi aberto para aqueles que precisam e ainda não solicitaram o equipamento. Os estudantes podem se inscrever até setembro.

A ação integra o “Programa Apoio Pedagógico – Inclusão Digital”, que existe desde 2013 na Universidade e passou por reformulações ao longo dos anos. De acordo com dados da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), os contemplados com auxílio para contratação de pacote de internet fixa somam 234 acadêmicos. Até o dia 23 de julho, 327 computadores foram entregues aos estudantes, em suas casas ou no local onde estão vivendo durante o período de suspensão das aulas presenciais. 

Parte das máquinas utilizadas na ação chegou à UFPR no dia 13 de julho. Elas foram encaminhadas para as cidades onde a Federal possui campi, e para localidades no interior de Pernambuco, no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em Minas Gerais – com registros de aldeias indígenas, comunidades quilombolas e de pescadores. A Universidade também fez uso de 140 notebooks vinculados ao programa de assistência estudantil, adquiridos em anos anteriores.

A próxima entrega, com lote de 35 unidades, deve ser realizada no dia 27 de julho – para os primeiros alunos que se inscreveram no novo edital, lançado em 20 de julho. A previsão é de que sejam organizados envios semanais, conforme a demanda.

Uma força-tarefa na Universidade viabilizou o levantamento dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a compra e entrega dos equipamentos e a oferta do auxílio para banda larga. Equipes da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agtic), Central de Transportes (Centram), Prae, Pró-Reitoria de Administração (Pra) e da Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) participaram do projeto.

Cronologia

As ações começaram em março, com uma pesquisa para entender o grau de inclusão digital dos estudantes da UFPR – no período em que as atividades presenciais foram suspensas na Universidade.

A UFPR instituiu comissão com a finalidade de avaliar as possibilidades de adquirir computadores e disponibilizar internet aos estudantes. A pesquisa foi finalizada em 16 de abril – 494 estudantes com comprovada vulnerabilidade socioeconômica responderam. De acordo com informações da Prae, eles não possuem equipamentos ou os têm em situação precária. Parte conta apenas com celular.

A ação visou a alunos já contemplados por programas de assistência estudantil e a outros que, por alguma razão, não eram atendidos. Entre eles, perfis que não se enquadram nos programas, estudantes que optaram por não se inscrever e acadêmicos que cursam segunda graduação.

Técnicos da Agtic realizaram comparativo entre compra e aluguel de computadores e estudo de formas de ofertar internet aos estudantes. O uso de chip para celular foi descartado pela comissão. A equipe da Pra que atua na área de compras reuniu informações sobre a possibilidade de dispensa de licitação para a aquisição dos equipamentos, com consultas à Procuradoria Federal na UFPR. Com base na Medida Provisória nº 961, de 6 de maio de 2020, a modalidade foi utilizada.

Em maio, a comissão decidiu pela compra de computadores e pelo pagamento mensal de auxílio emergencial para contratação de internet no valor de R$100,00. Paralelamente à aquisição de 494 equipamentos, a UFPR iniciou uma campanha para doação de computadores. De acordo com a equipe da Prae, foram recebidas mais de 100 unidades – parte em processo de manutenção ou coleta.

Estudantes de graduação do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (Sept) colaboraram com as ações e realizaram reparos e manutenção nos equipamentos doados, sob a orientação do professor Jaime Wojciechowski. Ao todo, 29 voluntários se prontificaram. Entre as contribuições do grupo, instalação de navegador de internet e de ferramentas nas máquinas.

Os motoristas da Centram viabilizaram o transporte dos computadores – coleta, envio para reparos na casa dos estudantes do Sept e entrega aos estudantes que estão morando em cidades paranaenses durante a pandemia. A entrega dos 19 lotes de notebooks foi planejada por bairros. Nas caixas, instruções de como ligar o equipamento e duas vias do termo de compromisso. 

Parte dos envios ocorre pelo correio. Em alguns casos, o equipamento é encaminhado à agência postal da cidade mais próxima para que o destinatário retire no local. “Responsabilizamos bastante o estudante que recebe esse bem da universidade, que no semestre seguinte será disponibilizado para outro estudante. A devolução é vinculada aos auxílios. Se for aluno concluinte e não devolver, não recebe o diploma, por exemplo”, afirma Maria Rita de Assis César, pró-reitora de Assuntos Estudantis. 

A compra dos 494 computadores foi feita com recursos da Universidade provenientes da economia com água, luz e despesas com os Restaurantes Universitários (RUs) durante a pandemia. A pró-reitora também informa que a perspectiva inicial – embasada na aplicação de métodos estatísticos – é de uma demanda de até mil computadores.  A previsão poderá ou não se confirmar durante a vigência do Edital 17/2020. A Universidade ainda dispõe, para empréstimo, de 230 computadores da primeira compra, e há previsão para novas aquisições, se houver necessidade. 

Um novo edital para oferecer auxílio para contratação de internet deve ser lançado pela UFPR, que estima a possibilidade oferta de até três mil pacotes de internet. “O MEC [Ministério da Educação] vai lançar um edital de internet móvel, com a RNP [Rede Nacional de Ensino e Pesquisa] e as empresas de telefonia móvel. Vão fornecer pacotes para estudantes em situação de vulnerabilidade, isto é, estudantes com renda familiar per capita média de até 1 e 1/5 salários mínimos. O novo edital da UFPR será complementar ao edital do MEC”, explica Maria Rita.

A ação está associada ao Ensino Remoto Emergencial (ERE) na UFPR, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em 19 de junho e regulamentado no contexto de enfrentamento à pandemia pela Resolução nº 59/2020.

A lista dos alunos contemplados nos editais, as instruções sobre o procedimento para receber os equipamentos e o auxílio financeiro, o edital de fluxo contínuo outras informações estão disponíveis no site da Prae.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao novo coronavírus 


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR