Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR lamenta o falecimento do professor aposentado Ivo Brand

A Universidade Federal do Paraná comunica com pesar o falecimento do professor aposentado do Setor de Tecnologia, Ivo Brand, na madrugada desta sexta-feira (22), aos 80 anos. O professor estava internado para tratamento de leucemia.

Ivo Brand era químico e engenheiro químico pela UFPR. Foi chefe do departamento de Engenharia Química, diretor do Setor de Tecnologia de 1994 a 2002, assessor de Assuntos Especiais do Gabinete do Reitor, superintendente da Fundação de Apoio da UFPR (Funpar) e diretor de desenvolvimento tecnológico do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec). Atuou na UFPR no período de 1968 a 2003.

Mais do que colegas de profissão, docentes da UFPR deixaram em depoimentos uma homenagem ao professor Ivo Brand:

“Notícia muito triste! Fui coordenador do curso na gestão do professor Ivo Brand como diretor do Setor de Tecnologia e foi certamente uma época de profundas e significativas mudanças no nosso Setor.
Entusiasta da Abenge (Associação Brasileira de Educação em Engenharia), o professor Ivo trouxe para a UFPR especialistas em Educação em Engenharia para dar palestras aos professores, preocupado com a continuidade da adoção de métodos clássicos de ensino em nossos cursos de Engenharia (…) de onde surgiram muitas ideias de reformas e ajustes nos currículos dos cursos do Setor de Tecnologia. Incentivou a contratação de professores titulados e também que os professores que tinham mestrado avançassem em sua formação no nível de doutorado. Foi também sob a gestão do professor Ivo que conseguimos obter, na época, recursos junto à Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), que permitiram a aquisição de novos equipamentos de laboratório e livros atualizados, visando modernizar laboratórios há muito tempo estagnados nos diversos cursos de Engenharia da UFPR.

Alegre e comunicativo, certamente o professor Ivo foi o responsável para que houvesse um maior congraçamento entre os diversos cursos do Setor de Tecnologia, que antes seguiam seus rumos como se não fizessem parte de uma grande comunidade acadêmica. Hábil negociador, atuou também junto à Reitoria da UFPR para que o Setor de Tecnologia tivesse maior representatividade nos órgãos superiores da instituição, rompendo o isolamento que o Centro Politécnico tinha em relação aos cursos fisicamente mais próximos da Reitoria.
Certamente é a perda de um amigo e grande Professor, mas que deixará para sempre a marca do seu trabalho e dinamismo gravada na UFPR!” – Professor Ewaldo Luiz De Mattos Mehl, Departamento de Engenharia Elétrica.

“Temos muita estima e consideração pelo professor Ivo Brand, foi ele que nos deu total apoio na criação da escola de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na UFPR. Foi um grande diretor do Setor de Tecnologia e deixa um legado importante para sociedade e UFPR.” – Professor Carlos Ricardo Soccol, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

“Poucos sabem, mas o Ivo foi o responsável pela criação do curso de Engenharia Ambiental da UFPR, o primeiro do Paraná, e o segundo do Brasil. Foi um visionário, deixou sua marca para sempre. Meus sentimentos à família e aos amigos.” – Professor Mauricio Felga Gobbi, Departamento de Engenharia Ambiental.

O professor deixa a esposa Raquel, os filhos Débora e Luiz Renato e netos. Ivo Brand é pai da professora Débora Brand, coordenadora do curso de Farmácia da UFPR.

O velório será realizado hoje (22), na Capela do Cemitério Luterano, na Rua Ivo Leão, no Alto da Glória, das 14 às 17 horas.

A comunidade da UFPR lamenta a morte do professor e presta os mais sinceros sentimentos aos familiares, colegas e amigos.

O Setor de Tecnologia da UFPR prestou homenagem e decretou luto oficial de três dias pelo professor Ivo Brand.

Sugestões

Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...
UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...
UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...