Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

UFPR lamenta o falecimento do professor aposentado Hélio Germiniani

Superintendência de Comunicação Social     1 de setembro de 2021 - 14h23

A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor e médico aposentado Hélio Germiniani, ocorrido nesta terça-feira (31), aos 88 anos de idade. 

Mineiro de Itajubá e formado em medicina pela UFPR, Germiniani fundou o Serviço de Eletrocardiografia do Complexo Hospital de Clínicas (CHC), onde foi professor de cardiologia de 1961 a 2003. Também atuou no Departamento de Farmacologia, entre 1972 e 2002. Durante sua trajetória, recebeu inúmeras homenagens de formandos e da UFPR e recebeu menção de louvor da Câmara Municipal de Curitiba “pelos relevantes serviços prestados à comunidade curitibana”. 

A professora Roseli Boerngen de Lacerda comenta que Germiniani era “muito estimado pelos alunos com seu enfoque pratico na terapêutica. Como colega de departamento era uma pessoa de convívio muito fácil e agradável. Possuía um temperamento amigável e sempre estava de bom humor. Principalmente quando cantarolava suas óperas preferidas”. O gosto por este gênero musical veio depois de uma viagem ao Japão, em 1978 e, sempre que podia, ensinava aos colegas o que sabia sobre o assunto. 

Mesmo após a aposentadoria, o médico continuou trabalhando no hospital como voluntário. “Sou muito feliz por participar da vida deste hospital, de poder aprender sempre, pelo contato que tenho com os jovens”, comentou em 2008 durante as comemorações dos 47 anos do CHC. 

Germiniani participou ainda da fundação da Academia Paranaense de Medicina e da Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná nos anos 1980. Atuou como membro da Comissão Científica da Associação Médica do Paraná, conselheiro e vice-presidente do Conselho de Medicina do Paraná, entre outras funções. Foi casado com a também professora da UFPR Clotilde de Lourdes Branco Germiniani, falecida em 2018. 

A comunidade da UFPR lamenta a morte do professor e envia condolências aos amigos e familiares. 

 

Com informações do Conselho Regional de Medicina do Paraná e da Sociedade Brasileira de Cardiologia 


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR