Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

UFPR lamenta o falecimento da professora Maria Berenice Reynaud Steffens

Superintendência de Comunicação Social     19 de julho de 2021 - 13h33

Foto: arquivo pessoal

É com grande pesar que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica o falecimento da professora Maria Berenice Reynaud Steffens, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, ocorrido no último sábado (17/07), por complicações ocasionadas pela Covid-19, aos 58 anos.

Com graduação em Ciências Biológicas, doutorado e pós-doutorado em Ciências – Bioquímica, todos na UFPR, era docente desde 1996.

Berenice é descrita como uma pessoa doce, agradável, humana, muito atenciosa com todos e fiel defensora da UFPR. O professor Edvaldo da Silva Trindade, diretor do Setor de Ciências Biológicas (SCB), lembra que Bere, como carinhosamente era chamada por alunos e colegas de trabalho, teve uma trajetória brilhante na universidade e parte precocemente, em um momento muito produtivo de sua vida. “Fazendo alusão ao Teatro, nos dá a sensação de que foi retirada de cena uma atriz renomada, no meio de sua melhor atuação, em sua melhor fase e em uma peça super importante”.

Na graduação, atuou em disciplinas para os cursos de Medicina e Nutrição. Chefiou o Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, entre 2003 e 2006, foi coordenadora da Pós-graduação em Bioinformática, de 2013 a 2015 e, atualmente, coordenava o Programa de Pós-Graduação em Ciências – Bioquímica, conceito nível 7 da Capes. Além disso, foi membro do Conselho de Planejamento e Administração (Coplad) e do Conselho Universitário (Coun).

Participou, desde o início da carreira, do Núcleo de Fixação de Nitrogênio (NFN), grupo de pesquisa com reconhecimento nacional e internacional, para o qual teve contribuição fundamental.

Mais recentemente, desenvolveu o projeto Museus Viajantes, em parceria com o curso de Design e com a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec). O objetivo é divulgar em escolas públicas e eventos educacionais as pesquisas desenvolvidas pelo NFN.

“Particularmente, eu tive o privilégio de conviver com ela, de forma mais próxima, nas nossas discussões para os Conselhos Superiores da UFPR. Sua postura foi sempre exemplar. Sempre foi firme e conciliadora, mas com retidão aos princípios éticos e em defesa da Ciência e da UFPR. Por mais que realmente estejamos calejados por esse longo período de pandemia e tantas perdas, é impossível não ficarmos muito tristes com a perda de uma colega tão querida, tão dedicada e tão humana, como era a Berenice. Ela representava claramente a garra, a dedicação e a paixão pelo Setor de Ciências Biológicas e pela UFPR”, completa Trindade.

A coordenação do curso de Medicina também expressa o reconhecimento pelo trabalho da docente. “Professora Bere era brilhante cientista, incansável e muito dedicada em tudo que fazia. Foi e sempre será um grande exemplo de ética e uma inspiração para todos que a cercavam. Sua gentileza e simpatia seguirá na memória de todos”.

A comunidade da UFPR, enlutada, presta os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR