UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR lamenta a morte do professor René Dotti e decreta luto oficial

René Dotti na comemoração dos 100 anos do curso de Direito da UFPR, em 2012. Foto: Rodrigo Juste Duarte.

A Universidade Federal do Paraná decreta luto oficial de  3 dias pela morte de René Ariel Dotti, que foi professor titular de Direito Penal, advogado e jurista. O professor morreu nesta quinta-feira, aos 86 anos, em Curitiba, de acordo com informações do escritório de advocacia da família. Ele deixa esposa, duas filhas e quatro netos.

“Era um filho da universidade Federal do Paraná que enchia sua Alma Mater de orgulho”, afirma Ricardo Marcelo Fonseca, reitor da UFPR, onde Dotti foi professor por mais de quatro décadas.

UFPR

Dotti era formado em Direito pela UFPR, onde lecionou entre 1962 e 2004, aposentando-se como professor titular. Depois da aposentadoria continuou lecionando no Programa de Pós-graduação em Direito da universidade. Atuava nas áreas de Direito Penal e Direito Processual Penal. Escreveu 198 artigos científicos, 15 livros e 9 capítulos de livros. Também orientou alunos de mestrado e de doutorado ao longo da carreira como professor. Recebeu 16 prêmios, entre eles o Prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos (Câmara Municipal de Curitiba) e de Cidadão Benemérito do Estado do Paraná.

Além de lecionar na UFPR, Dotti também atuou como professor convidado na Escola de Magistratura do Paraná, na Escola de Magistratura do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e na Escola Superior de Magistratura do Ministério Público da Bahia.

René Dotti na comemoração dos 100 anos do curso de Direito da UFPR, acompanhado do Reitor Ricardo Marcelo e do agora Ministro do STF, Edson Fachin. Foto: Rodrigo Juste Duarte.

Vida

René Dotti nasceu em Curitiba. Estudou no Colégio Estadual do Paraná e foi ator amador de teatro ao lado do hoje ator Ary Fontoura, que lamentou a morte do amigo: “O Paraná, o Brasil e o Mundo perdem hoje um grande advogado, René Ariel Dotti. E a nossa amizade se vê, de repente, abalada pela sua ausência. Mas a lembrança do que ele significava para muitos permanecerá intocável”.

Dotti assinou por cinco anos uma coluna sobre teatro no Diário do Paraná, jornal em que também escrevia crônicas literárias. Formou-se em Direito na UFPR em 1958 e começou a atuar na área. Durante a ditadura militar, dedicou-se a defender jornalistas, professores, estudantes e outros perseguidos pelo regime. Durante a carreira atuou como advogado em casos de repercussão nacional. Nos anos 80 foi Secretário de Estado da Cultura do Paraná. Era membro da Academia Paranaense de Letras.

O programa Persona, da UFPR TV, gravou uma entrevista com o professor René Dotti em 2015. Clique aqui para assistir.

Declarações

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca e o ator Ary Fontoura gravaram vídeos lamentando a morte do professor René Dotti. Acompanhe:

Crédito da foto da capa: Divulgação/Blog René Dotti.

Sugestões

Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 se encerra neste domingo (31)
Os servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...
Manutenção no Restaurante Universitário Campus Jardim Botânico
Comunicado: informamos que devido à realização de reparos estruturais, no restaurante universitário (RU)...